Recomeçar: portal de vagas de trabalho para pessoas egressas do sistema prisional

Autores

Palavras-chave:

Egressos do sistema prisional, Design Digital, Trabalho, Website

Resumo

Este artigo apresenta o Recomeçar, site de empregos que incentiva a reinserção social de egressos do sistema prisional no Rio de Janeiro, Brasil. Com o compartilhamento de vagas e informações acerca do mundo do trabalho, seus objetivos são conscientizar as empresas sobre essa causa social e contratar egressos pelo próprio site. Além disso, o portal fornece informações a respeito de como emitir documentos, redigir currículos e preparar-se para entrevistas de emprego. Como ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, estudamos o trabalho como ferramenta de reinserção social, pesquisando práticas existentes nas empresas que contratam egressos e refletindo sobre a relação entre a práxis do design e questões sociais. Em seguida, aplicamos uma pesquisa online para entender os motivos pelos quais empresas contratam ou não egressos e o que seria necessário para reverter esse quadro. Também, analisamos características visuais e de usabilidade de projetos similares e, por fim, projetamos o site seguindo a metodologia dos cinco planos de Jesse James Garrett.

Referências

ALMEIDA, M. Design social: definição constituída no complexo social. In: CONGRESSO

BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais [...]. Joinville, 2018. v. 26, n. 3.

BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1984.

CIPINIUK, A. Design: o livro dos porquês. O campo do design compreendido como produção social. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Reflexão, 2014.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Projeto Começar de Novo. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/projetocomecardenovo/index.wsp. Acesso em: 26 set. 2022.

DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN). Ministério da Justiça. Portal. Disponível em: www.mj.gov.br. Acesso em: 20 dez. 2020.

EMPREGA SÃO PAULO. Pró-Egresso. Disponível em: https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/SGU/login.do?method=iniciarLoginProEgresso. Acesso em: 26 set. 2022.

GARRETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Berkeley: New Riders, 2011.

JULIÃO, E. F. O impacto da educação e do trabalho como programas de reinserção na política de execução penal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 529-543, 2010. https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300010

MIOLO, C.; ALMENDRA, R.; LOURENÇO, A. R.; LEITÃO, T. An enabling solution for the social reintegration of prisoners; A process of innovation in codesign with a social cooperative. In: INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS PHI, 6., 2020, Porto. Anais […]. Porto, 2020.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.

SERON, P. C. Nos difíceis caminhos da liberdade: estudo sobre o papel do trabalho na vida de egressos do sistema prisional. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

TINOCO, D.; PELLEGRINO, A. P. Na porta de saída, a entrada no trabalho: políticas para a expansão do emprego de presos e egressos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Igarapé, 2018. (Artigo estratégico, n. 38.)

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos