Recomeçar: portal de vagas de trabalho para pessoas egressas do sistema prisional
Palavras-chave:
Egressos do sistema prisional, Design Digital, Trabalho, WebsiteResumo
Este artigo apresenta o Recomeçar, site de empregos que incentiva a reinserção social de egressos do sistema prisional no Rio de Janeiro, Brasil. Com o compartilhamento de vagas e informações acerca do mundo do trabalho, seus objetivos são conscientizar as empresas sobre essa causa social e contratar egressos pelo próprio site. Além disso, o portal fornece informações a respeito de como emitir documentos, redigir currículos e preparar-se para entrevistas de emprego. Como ponto de partida para o desenvolvimento deste projeto, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, estudamos o trabalho como ferramenta de reinserção social, pesquisando práticas existentes nas empresas que contratam egressos e refletindo sobre a relação entre a práxis do design e questões sociais. Em seguida, aplicamos uma pesquisa online para entender os motivos pelos quais empresas contratam ou não egressos e o que seria necessário para reverter esse quadro. Também, analisamos características visuais e de usabilidade de projetos similares e, por fim, projetamos o site seguindo a metodologia dos cinco planos de Jesse James Garrett.
Referências
ALMEIDA, M. Design social: definição constituída no complexo social. In: CONGRESSO
BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13., 2018, Joinville. Anais [...]. Joinville, 2018. v. 26, n. 3.
BAUMAN, Z. Vidas desperdiçadas. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1984.
CIPINIUK, A. Design: o livro dos porquês. O campo do design compreendido como produção social. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Reflexão, 2014.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Projeto Começar de Novo. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/projetocomecardenovo/index.wsp. Acesso em: 26 set. 2022.
DEPARTAMENTO PENITENCIÁRIO NACIONAL (DEPEN). Ministério da Justiça. Portal. Disponível em: www.mj.gov.br. Acesso em: 20 dez. 2020.
EMPREGA SÃO PAULO. Pró-Egresso. Disponível em: https://www.empregasaopaulo.sp.gov.br/imoweb/SGU/login.do?method=iniciarLoginProEgresso. Acesso em: 26 set. 2022.
GARRETT, J. J. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Berkeley: New Riders, 2011.
JULIÃO, E. F. O impacto da educação e do trabalho como programas de reinserção na política de execução penal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 529-543, 2010. https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000300010
MIOLO, C.; ALMENDRA, R.; LOURENÇO, A. R.; LEITÃO, T. An enabling solution for the social reintegration of prisoners; A process of innovation in codesign with a social cooperative. In: INTERNATIONAL MULTIDISCIPLINARY CONGRESS PHI, 6., 2020, Porto. Anais […]. Porto, 2020.
PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2005.
SERON, P. C. Nos difíceis caminhos da liberdade: estudo sobre o papel do trabalho na vida de egressos do sistema prisional. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
TINOCO, D.; PELLEGRINO, A. P. Na porta de saída, a entrada no trabalho: políticas para a expansão do emprego de presos e egressos no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Instituto Igarapé, 2018. (Artigo estratégico, n. 38.)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiana Oliveira Heinrich, Maria Gabriela Ferreira Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.