O guia de projeto como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de design em uma indústria metalmecânica na cidade de Caruaru (PE)
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.82356-74Palavras-chave:
Metalurgia, Briefing , Design de produtoResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma ação teórico-prática para o aperfeiçoamento do processo de design de produto de uma indústria metalúrgica da cidade de Caruaru (PE). A frequênciade retrabalhos, os atrasos nas entregas dos pedidos e a recorrência de mal-entendidos entre os setores da empresa foram as primeiras impressões sobre carência de dados na prática projetualda empresa. Para otimizar a execução dos projetos de produtos, um instrumento de briefing foi proposto mediante um método colaborativo composto de três macroetapas: mapeamento da capacidade produtiva do parque industrial da empresa; entrevistas individuais e sessões de trabalho para levantamento das dificuldades dos setores envolvidos no processo de design; e compreensãodo perfil e das demandas dos principais clientes. Como resultado, foi possível sintetizar as informações em um guia de projeto que atualmente vem sendo testado para avaliação de sua eficácia.
Referências
ANDRADE, A. M. Q.; CAVALCANTI, V. P. Laboratório O Imaginário: uma trajetória entre design e artesanato. Recife: Zoludesign, 2020.
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Blücher, 2000.
CABRAL, G. G. Gestão de design em indústrias de produtos de uso: um estudo de caso na Companhia Industrial de Vidros – CIV. 2008. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
GARCIA, A. C. C. DUMM – Design Usage Maturity Model: um modelo de maturidade para avaliar o grau de utilização de design nas empresas. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
LIBÂNIO, C. de S. O papel do profissional de design e suas interfaces na gestão de design: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
LUPTON, E. Intuição, ação, criação: graphic design thinking. São Paulo: G. Gili, 2013.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
PHILLIPS, P. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Blucher, 2008.
PORTAL DA INDÚSTRIA. Perfil da indústria em PE. Portal da Indústria, 2020. Disponível em: https://perfildaindustria.portaldaindustria.com.br/comparativo_estados?c1=pe&c2=br&c3=br. Acesso em: 20 mar. 2022.
SILVA, G. D. A.; ANDRADE, A. M. Q; CAVALCANTI, V. P. Universidade – empresa: uma experiência de design na indústria metal mecânica na cidade de Caruaru-PE. In: ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETO, 6., 2018, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. v. 2. p. 295.
VIARO, F. S.; BERNARDES, M. M. S.; SILVA, R. P. da. O briefing como ferramenta auxiliar na gestão de projetos em microempresa de publicidade. Competência, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 97-114, 2014. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/109536#. Acesso em: 23 out. 2019.
WOLFF, F. Sistemática de avaliação da gestão de design em empresas. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aniele Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.