O ensino de animação na modalidade remota durante a pandemia COVID-19: um estudo de caso sobre a experiência no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe no período acadêmico 2020.1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82497-114

Palavras-chave:

Ensino de animação , Pandemia COVID-19, UFS, Cinema e Audiovisual

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência da oferta da disciplina Animação I no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante a pandemia de COVID-19. Seu objetivo é compreender a oferta remota no período 2020.1 e os desdobramentos na realização das atividades propostas. Em meio às inúmeras incertezas, esse contexto se mostrou desafiador, somando-se à indisponibilidade de espaço laboratorial e vários entraves para o cumprimento da ementa e da carga horária da disciplina. A oferta de Animação I foi reivindicada pelos próprios discentes, e as aulas ocorreram de forma remota, exigindo maior protagonismo deles: metade da carga horária envolveu atividades assíncronas em plataforma virtual de aprendizagem visando à leitura de textos relacionados, discussão de filmes animados e exercícios para aplicação dos princípios da animação. Nesta primeira experiência remota, o número de vagas foi duplicado para 50 alunos em cada turma: a turma 01 contou com 45 alunos, a maioria do curso de Design Gráfico (51%), a turma 02 contou com 50 alunos, sendo 62% do curso de Cinema e Audiovisual. Como avaliação final, os discentes produziram “filmes animados” de curta duração. Evidentemente, diversas produções manifestaram limitações técnicas, como dificuldade na estabilização da câmera, ausência de suportes (rigs) para os objetos, baixa qualidade de imagem, quantidade de quadros insuficientes para fluidez dos movimentos, além da própria inexperiência e insegurança dos discentes. Contudo, vários demonstraram desenvoltura na aplicação dos princípios da animação, manifestando-os a partir de escolhas estéticas e narrativas criativas, com potencial para incursões futuras.

Referências

CARVALHO, B. M.; VASCONCELOS, Y. S. O papel do design gráfico na construção da narrativa de um filme animado. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Gráfico). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2019.

CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO (CONEPE). Resolução nº 18/2017/CONEPE. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Cinema e Audiovisual e dá outras providências. Disponível em: <https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/verProducao?idProducao=1040707&key=cbf705c9be1945f5482e451876617b94>. Acesso em 14 de junho de 2023.

CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO (CONEPE). Resolução nº 60/2008/

CONEPE. Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social, Habilitação Audiovisual, Modalidade Bacharelado e dá Outras Providências. Disponível em: <https://www.sigrh.ufs.br/sigrh/ downloadArquivo?idArquivo=32892&key=849333dcf90837ee30a4cbe2e65db342>. Acesso em 15 de junho de 2023.

DENIS, S. O cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, Ltda., 2010.

DUTRA, T. A. Drama interativo: análise da narrativa do game Heavy Rain. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2010.

GALVÃO, C. G. P. “Rafa”: a construção de um curta metragem animado abordando a identidade de gênero. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2018.

GODINHO, A. L. G.; NASCIMENTO, M. J. S. Como discutir o meio ambiente por meio do curta de animação “Super Crab World”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2019.

LUCENA JUNIOR, A. Arte da animação: técnica e estética da história. São Paulo: Senac, 2005.

MALHEIROS, W. M. L. Software Livre, Bazar e Computação Gráfica: o caso do Blender. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e TV). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2008.

MONTEIRO, R. S. Roberto do Diabo: uma proposta de criação de um filme animado baseado no texto literário. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2007.

SANTOS, G. G. O design gráfico na concepção de um clip animado: uma proposta para o filme “A Vaquejada”. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2018.

SANTOS, M. A. J. Insano: uma proposta de curta-metragem de animação em recortes digitais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2019.

SILVA, M. P. Museu vivo e interativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais). São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2006.

Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#3