Histórias sobre design, fotografia e arte na cultura visual contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92679-99

Palavras-chave:

Design, Fotografia, Artes visuais, Processos de subjetivação, Cultura visual

Resumo

Este artigo investiga as relações técnicas, estéticas e históricas entre o design, a fotografia e as artes visuais, propondo a compreensão dessas disciplinas não como campos autônomos do conhecimento, e sim expressões intrinsecamente conectadas, cujas influências mútuas contribuem para a compreensão de elementos da cultura visual. Ao adotar uma perspectiva fundamentada no pensamento de Michel Foucault, o texto destaca, também, como a dinâmica entre os saberes, os poderes e os processos de subjetivação permeiam a criação imagética e fomentam movimentos de resistência — que, para o autor, são forças propulsoras para a inovação e para a originalidade. A interseção entre esses campos, permeada pela interdisciplinaridade, revela um panorama complexo e dinâmico, em que os limites entre as práticas criativas se diluem e, com isso, abrem espaço para novas abordagens e interpretações que alimentam o tecido cultural contemporâneo.

Biografia do Autor

Rafael Frota, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas Artes/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Jofre Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em Fotografia – Arte e Design, pelo Central Saint Martins, Universidade das Artes de Londres.

Referências

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Imagem. Porto Alegre: Bookman, 2009.

BATCHEN, Geoffrey. Burning with desire: the conception of photography. Cambridge: MIT Press, 1997.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 165-196.

BOMFIM, Gustavo A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 27-41, 1997. Disponível em: https://pdfcoffee.com/gustavo-bomfim-teoria-transdiciplinar-4-pdf-free.html. Acesso em: 28 ago. 2023.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2022.

EWING, Vivian. Portraits From a Photo Shoot Far, Far Away. The New York Times, 2023. Disponível em: https://www.nytimes.com/2023/11/11/insider/remote-photo-shoot.html. Acesso em: 23 jan. 2024.

FARIA, Ernesto. Dicionário Latino-Português, 2023. Disponível em: https://dicionariolatino.com/. Acesso em: 4 ago. 2023.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu, 2018.

FONSECA, Mariana. Victoria’s Secret celebra “corpo perfeito” e irrita mulheres. Exame, 2014. Disponível em: https://exame.com/marketing/victoria-s-secret-celebra-corpo-perfeito-e-irrita-mulheres/. Acesso em: 23 jan. 2024.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. 2. ed. São Paulo: n-1, 2013.

FREEDMAN, Kerry. Enseñar la cultura visual: curriculum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro, 2006.

GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

HIND, Arthur M. A history of engraving & etching from the 15th century to the year 1914: being the 3d and fully rev. ed. of A short history of engraving and etching. New York: Dover, 1963. Disponível em: https://archive.org/details/historyofengravi0000hind. Acesso em: 10 jun. 2023.

KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, p. 128-137, 2008. https://doi.org/10.60001/ae.n17.p128%20-%20137

LUPTON, Ellen; MILLER, Abbot. Design, escrita, pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MARTINS, Raimundo. Porque e como falamos da cultura visual? Visualidades, Goiás, v. 4, n. 1-2, 2012. https://doi.org/10.5216/vis.v4i1ei2.17999

MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

MOHOLY-NAGY, László. Vision in motion. Chicago: Paul Theobald, 1947.

PEIXOTO, Irene de M. O design além da estetização funcional. IN: ENCONTRO INTERNACIONAL DE ARTE E TECNOLOGIA, 2018, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnFB, 2018. Disponível em: https://artedesignvida.eba.ufrj.br/pdfs/O_design_alem_da_estetizacao_funcional-17ART.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

SILVA, Jofre. Fotografia: arte, design & comunicação. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2017.

SILVA, Jofre. Paisagem, corpo, visibilidade, tempo e luz. Paisagens Híbridas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 222–237, 2018. Disponível em: [https://revistas.ufrj.br/index.php/ph/article/view/20618](https://revistas.ufrj.br/index.php/ph/article/view/20618). Acesso em: 16 jun. 2023.

WANDERLEY, Andrea. Florence, autor do mais antigo registro fotográfico existente nas Américas. Brasiliana Fotográfica, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: [https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1243](https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=1243). Acesso em: 28 ago. 2023.

WEBB, Jeremy. O design da fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2014.

Publicado

2024-09-16

Como Citar

FROTA, Rafael; SILVA, Jofre. Histórias sobre design, fotografia e arte na cultura visual contemporânea. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 79–99, 2024. DOI: 10.22398/2525-2828.92679-99. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/498. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Design como Produção Social