Histórias sobre design, fotografia e arte na cultura visual contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.92679-99Palavras-chave:
Design, Fotografia, Artes Visuais, Processos de subjetivação, Cultura visualResumo
Este artigo investiga as relações técnicas, estéticas e históricas entre o design, a fotografia e as artes visuais, propondo a compreensão dessas disciplinas não como campos autônomos do conhecimento, e sim expressões intrinsecamente conectadas, cujas influências mútuas contribuem para a compreensão de elementos da cultura visual. Ao adotar uma perspectiva fundamentada no pensamento de Michel Foucault, o texto destaca, também, como a dinâmica entre os saberes, os poderes e os processos de subjetivação permeiam a criação imagética e fomentam movimentos de resistência — que, para o autor, são forças propulsoras para a inovação e para a originalidade. A interseção entre esses campos, permeada pela interdisciplinaridade, revela um panorama com-plexo e dinâmico, em que os limites entre as práticas criativas se diluem e, com isso, abrem espaço para novas abordagens e interpretações que alimentam o tecido cultural contemporâneo.
Referências
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Imagem. Porto Alegre: Bookman, 2009.
BATCHEN, Geoffrey. Burning with desire: the conception of photography. Cambridge: MIT Press, 1997.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 165-196.
BOMFIM, Gustavo A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 27-41, 1997. Available at: https://pdfcoffee.com/gustavo-bomfim-teoria-transdiciplinar-4-pdf-free.html. Access on: Aug. 28, 2023.
CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2000. CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
EWING, Vivian. Portraits From a Photo Shoot Far, Far Away. The New York Times, 2023. Available at: https://www.nytimes.com/2023/11/11/insider/remote-photo-shoot.html. Access on: Jan. 23, 2024.
FARIA, Ernesto. Dicionário Latino-Português, 2023. Available at: https://dicionariolatino.com/. Access on: Aug. 4, 2023.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Ubu, 2018.
FONSECA, Mariana. Victoria’s Secret celebra “corpo perfeito” e irrita mulheres. Exame, 2014. Available at: https://exame.com/marketing/victoria-s-secret-celebra-corpo-perfeito-e-irrita-mulheres/. Access on: Jan. 23, 2024.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. 2. ed. São Paulo: n-1, 2013.
FREEDMAN, Kerry. Enseñar la cultura visual: curriculum, estética y la vida social del arte. Barcelona: Octaedro, 2006.
GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
HIND, Arthur M. A history of engraving & etching from the 15th century to the year 1914: being the 3d and fully rev. ed. of A short history of engraving and etching. New York: Dover, 1963. Disponível em: https://archive.org/details/historyofengravi0000hind. Acesso em: 10 jun. 2023.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, v. 17, n. 17, p. 128-137, 2008. https://doi.org/10.60001/ae.n17.p128%20-%20137
LUPTON, Ellen; MILLER, Abbot. Design, escrita, pesquisa: a escrita no design gráfico. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MARTINS, Raimundo. Porque e como falamos da cultura visual? Visualidades, Goiás, v. 4, n. 1-2, 2012. https://doi.org/10.5216/vis.v4i1ei2.17999
MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac & Naify, 2009. MOHOLY-NAGY, László. Vision in motion. Chicago: Paul Theobald, 1947.
PEIXOTO, Irene de M. O design além da estetização funcional. IN: ENCONTRO INTERNACIONAL
DE ARTE E TECNOLOGIA, 2018, Brasília. Anais [...]. Brasília: UnFB, 2018. Available at: https://artedesignvida.eba.ufrj.br/pdfs/O_design_alem_da_estetizacao_funcional-17ART.pdf. Access on: Apr. 24, 2024.
SILVA, Jofre. Fotografia: arte, design & comunicação. Rio de Janeiro: Rio Books, 2017.
SILVA, Jofre. Paisagem, corpo, visibilidade, tempo e luz. Paisagens Híbridas, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 222–237, 2018. Available at: https://revistas.ufrj.br/index.php/ph/article/view/20618. Access on: Jun. 16, 2023.
WANDERLEY, Andrea. Florence, autor do mais antigo registro fotográfico existente nas Américas. Brasiliana Fotográfica, Rio de Janeiro, 2015. Available at: https://brasilianafotografica.bn.gov. br/?p=1243. Access on: Aug. 28, 2023.
WEBB, Jeremy. O design da fotografia. Barcelona: Gustavo Gilli, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Frota, Jofre Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.