Relatório

Relatório

Revista Diálogo com a Economia Criativa

ISSN 2525-2828

1.     Sobre a Revista:

A Revista Diálogo, criada em 2016, tem a missão de publicar artigos científicos, resenhas, entrevistas, artigos técnicos e registros de debates acadêmicos relacionados às áreas de Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Comunicação, Design e Economia) e também de Ciências Humanas (Antropologia, Ciência Política, Geografia e Sociologia) que contribuam com o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico desses campos. Ressalta-se que a Revista se propõe a lançar uma perspectiva interdisciplinar sobre o campo da Economia Criativa. Além disso, visa ampliar as relações entre pesquisadores brasileiros e internacionais por meio do alcance da mídia eletrônica. Encorajam-se publicações nos seguintes temas:  Design de experiência e estratégias de inovação; Economia criativa, desenvolvimento e território;  Gestão estratégica de setores criativos; Comunicação e marketing de setores criativos; Inteligência competitiva para os setores criativos;  Tecnologia da informação para os setores criativos; Consumo cultural.

2.     Equipe:

A revista conta uma equipe editorial, consultores editorial, conselho consultivo e núcleos da ESPM Rio (SdtudioD, Vogal, Híbrida e equipe de Marketing da ESPM Rio). Segue a lista de colaboradores:

Editor Responsável

  1. Veranise Jacubowski Correia Dubeux, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Editores Associados

  1. Eduardo Ariel de Souza Texeira, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  2. Isabella Vicente Perrotta, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  3. Lúcia Maria Marcellino de Santa Cruz, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conselho Editorial

  1. Diego Santos Vieira de Jesus, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  2. Eliana Formiga, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ
  3. Sílvia Borges Corrêia, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Conselho Consultivo

  1. Carla Barros, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
  2. Denise Franca Barros, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  3. Elsa Estevez, United Nation University - UNU, Guimarães, Portugal
  4. Fernanda Martinelli, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, DF, Brasil
  5. Guilherme Correa Meyer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, Cristo Rei, RS, Brasil
  6. Ilana Strozenberg, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  7. Jaime Alberto Ruiz Gutierrez, Facultad de Administración Universidad de los Andes, Bogotá, Colômbia
  8. João Freire Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  9. Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  10. Luiz Augusto Fernandes Rodrigues, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil
  11. Priscila Farias, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP, Brasil
  12. Rodrigo Sandoval, Universidad Autónoma del Estado de México - UAEM, Cidade do México, México

Normalização e Gerenciamento da Plataforma

  1. Biblioteca ESPM Rio, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Projeto Gráfico

  1. Núcleo StudioD, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

Coordenador (StudioD) responsável:

Luiz Claudio Franca (num.1 vol.1) e Mirella de Menezes Migliari (num.2 vol.1)

Revisão Ortográfica

  1. Núcleo Vogal, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

Responsável pelas imagens em movimento e áudio

Núcleo Híbrida, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

Coordenadores: Giovanni Marangoni e Fabiano Fonseca Ramos

 

Responsável pelo Marketing da Revista, captação de contatos

Equipe de Marketing da ESPM (institucional)

Responsáveis: Juliana  Nesanelovicz  Albanesi  e Vitor Freitas Rangel

 

3.     Edições :

Até a presente data, 14.11.2016, a revista já disponibilizou dois números no site: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj

Trabalhos publicados no Primeiro Número - v. 1, n. 1 (2016):

 

Responsável pela capa: StudioD e professor Luiz Claudio Franca

Editorial

A virtude do espanto; Marcos Amatucci, DOI 10.22398/2525-2828.111

PDF

1

Artigos

O perfil do consumidor criativo;  Adriana Chammas, DOI 10.22398/2525-2828.113-12

PDF

3-12

 

Acessibilidade web: diferentes definições e sua relação com o design universal; Edson Rufino de Souza, DOI 10.22398/2525-2828.1113-28

PDF

13-28

 

Cidade, cultura e desenvolvimento: perspectivas e desafios para a economia cultural-criativa do samba-carnaval carioca; João Grand Jr., DOI 10.22398/2525-2828.1129-46

PDF

29-46

 

Identidade, estilo de vida e consumo: uma análise conceitual de suas inter-relações a partir do multiculturalismo e da interculturalidade no campo de estudo da comunicação; João Renato de Souza Coelho Benazzi, DOI 10.22398/2525-2828.1147-59

PDF

47-59

 

Imaginários sociais sobre as favelas cariocas: o turismo-cultural do museu de favela e seus modos de ativação digital; Mônica Machado, DOI 10.22398/2525-2828.1161-74

PDF

61-74

 

Performances, fabricos e artesanias nas cenas cosplay e steampunk; Mônica Rebecca Ferrari Nunes

10.22398/2525-2828.1175-85

 

Trabalhos publicados no Primeiro Número - v. 1, n. 2 (2016):

 

Neste número já contamos com a edição completa na plataforma do SEER.

Sobre a A IMAGEM DA CAPA: 

O segundo número da Diálogo chega com mudanças que a torna mais bonita e mais criativa. E melhora nosso diálogo com o leitor. A partir de agora, a nossa capa trará sempre uma imagem autoral de um de nossos discentes ou docentes, atuantes nas indústrias criativas do Rio de Janeiro, além de incluir os títulos dos artigos do número, de forma a facilitar sua consulta. Nesta revista, a imagem da capa é de autoria de Ricardo Pimentel, professor de fotografia dos cursos de Comunicação e da Escola de Criação da ESPM Rio, e estudante do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa, também da ESPM Rio. A foto mostra a icônica (e controversa) Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca, com intervenções de grafismos luminosos, chamados de light painting. O ensaio recebeu o nome de “Terraços Cariocas”, e dele participaram além do fotógrafo, Márcio Mac e Daniel Taro nos desenhos, e Gabriel Almeida nas manipulações digitais. O processo consistiu em usar uma lanterna acoplada a uma traquitana, desenvolvida por Pimentel para facilitar sua passagem sobre desenhos em giz que os artistas do grafite riscavam no chão das locações. A solução completa passava pela integração destas grades de luz com imagens panorâmicas vistas do mirante, com a luz do final do dia ainda iluminando o horizonte. Para tal, os artistas tinham que chegar aos locais antes do fim de tarde, montar a câmera em determinado ponto, e aproveitar a luz do dia para os desenhos com giz, integrando-os à paisagem. Quando a luz caía, a foto panorâmica era clicada. Depois de escurecer totalmente, a câmera era mantida no mesmo ponto e iniciavam-se os trechos com seu obturador aberto permanentemente, para que a lanterna percorresse a área sobre as grades dos desenhos, deixando um rastro de luz no captador da câmera. Por fim, no caso desta foto, São Jorge montado em seu cavalo foi fotografado em estúdio, a partir de uma máscara para estêncil feita em cartolina preta, pendurada contra um fundo branco, iluminado com luz azul. Posteriormente, as três partes foram unidas numa só através do Photoshop. Este ensaio foi um dos primeiros resultados da pesquisa do fotógrafo sobre os grafites urbanos que começaram a se espalhar pela cidade nos anos 1990. O trabalho foi de muitas horas, mas o resultado compensou e ele se promete “novas versões num futuro próximo”. Editores.

Editorial

O imaginário como ferramenta do conhecimento; Eduardo Ariel de Souza Teixeira; 10.22398/2525-2828.125-7

PDF

5-7

Artigos

Criatividade, conflito e direito à cidade num Rio de Janeiro espetacularizado; Barbara Szaniecki

10.22398/2525-2828.128-26

PDF

8-26

Contribuições do patrocínio da Petrobras para o campo audiovisual de 1995 a 2007; Carolina Marques Henriques Ficheira, Paula Príncipe, 10.22398/2525-2828.1227-41

PDF

27-41

Séries de animação, indústria criativa e consumo de bens culturais; Giovanni Tavares Pereira,10.22398/2525-2828.1242-55

PDF

42-55

Publicidade e design: panorama nacional e como extrair maior valor das ideias criativas; Guilherme Simões Credidio, 10.22398/2525-2828.1256-74

PDF

56-74

Geração internet das coisas; Victor Antonio Azevedo, 10.22398/2525-2828.1275-91

PDF

75-91

A cultura organizacional sob um olhar estético; Viviane Narducci, 10.22398/2525-2828.1292-110

 

5.     Agenda:

2015

  • Projeto de criação da revista

2016 

  • Envio  do projeto final da revista e primeira edição para avaliação – março de 2016.
  • Aprovação do projeto da revista –maio de 2016.
  • Lançamento do vol.1 num.1- maio de 2016.
  • Lançamento do vol.1 num.2- setembro de 2016.
  • Parceria com o núcleo Híbrida – gravação de depoimentos dos autores da Diálogo
    • Primeira convidada: Adriana Chammas (vol. Num1)
    • Treinamento da equipe envolvida com a Revista sobre a plataforma SEER e sobre editoração de revistas científicas – 28 de outubro de 2016
      • Duração: 3 horas
      • Consultora convidada (palestrante): Jackeline Ferreira da Encarnação
      • Projeto da capa do vol.1 num.3 – envolvimento dos alunos de Design da ESPM Rio – outubro a novembro de 2016.
      • Lançamento do vol.1 num.3 – previsto para dezembro de 2016.
      • Revisão das diretrizes da revista – dezembro de 2016.

2017

  • Revisão do site da Revista - fevereiro de 2017.
  • Implantação da versão em inglês do site da revista – março de 2017.
  • Lançamento do vol.2 num.4- abril de 2017.
  • Lançamento dos vídeos de autores do vol. 1 (num.1, 2 e 3)
  • Lançamento do vol.2 num.5 - agosto de 2017.
  • Estudo sobre a viabilidade da animação gráfica - primeiro semestre de 2017.
  • Lançamento do vol. 2 num 6 - novembro de 2017.
  • Promover um segundo treinamento da equipe envolvida com a Revista sobre editoração – segundo semestre de 2017.

Importante :

  • Estamos aguardando a agenda da ABEP (Associação Brasileira de  Editores Científicos) para 2017.  A revista pretende participar de eventos que fomentem o aperfeiçoamento da editoração científica tais como os promovidos pela ABEP.
  • Pretendemos divulgar autores em eventos (congressos e seminários) relacionados aos temas da revista e procurar parcerias com laboratórios de outros programas.
  • Captar recursos para a impressão de um volume por ano com todos os números da revista.
  • Criar um espaço para divulgação dos trabalhos relacionados aos laboratórios.

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016.

Veranise Dubeux
Editora da Revista Diálogo com a Economia Criativa 
Professora Titular – Graduação ESPM RJ
Professora Titular – Mestrado Profissional ESPM RJ