Componentes estruturadores de uma ideia para o design de produto e serviços

Jocely Sete Câmara

Resumo


Este artigo reproduz os dados resultantes de um levantamento, registro e exame das formulações conceituais do Design, do Marketing e da Sustentabilidade. Acredita-se que tanto o Design como o Marketing são campos de conhecimento parceiros, complementares e transversais, tendo portanto um natural potencial de sinergia para a construção de projetos consistentes e duráveis. O procedimento foi retirar das designações examinadas, o que se considerou conceito central, sintetizando-o por uma palavra. Assim foi feito para cada campo, e em seguida entre eles, observando-se suas tangências. Encontrou-se definições que se correspondem, que se sobrepõem e que se agregam. Também os respectivos fatores projetuais e condicionais foram reunidos pelas suas correspondências, sobreposições, e complementaridades, originando uma contribuição material na forma de uma ferramenta criativa, analítica e gerativa para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis. Esta é uma sugestão de ajuda para a interação e integração de saberes.

Texto completo:

PDF

Referências


Referências

ARANHA, J. A. Interfaces: a chave para compreender as pessoas e suas relações em um ambiente de inovação. São Paulo: Saraiva, 2009.

BAZERMAN, M.; MOORE, D., Processo Decisório. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

BONSIEPE, G., Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Edgard Blücher, 2011.

__________ Design como Prática de Projeto. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

___________Teoria e Prática do Desenho Industrial. Lisboa: Centro Português de Design, 1992.

__________ Design: Do Material ao Digital. Florianópolis: FIES/IEL, 1997.

__________ Desenho industrial para pessoas deficientes. Brasília: CNPq, 1982.

BÜRDEK, B., História, Teoria e Prática do Design de Produto. São Paulo: Edgard Blücher, 2010.

CAPRA, F., A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

___________ As Conexões Ocultas. São Paulo: Cultrix, 2002.

DRUCKER, P., Management: Task, Responsabilities, Practises. New York: Harper Collins, 1974.

KOTLER, P., Marketing 3.0. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

_____________, Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G., Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2006.

KOTLER, P., KELLER, K.L., Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2011.

LEVITT,T., The Marketing Imagination (Excerpt). New York/London: Free Press 1983.

LÖBACH, B., Design Industrial, bases para a configuração de produtos industriais. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

MANZINI, E., Design para a inovação social e sustentabilidade, comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-Papers, 2008.

MEDEIROS, E.N. de, Análise de Aspectos de Gerenciamento do Design de Produtos. Rio de Janeiro: COPPE-UFRJ, 1995

MICHAELIS., Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2008.

MOZOTA, B., Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.

OLIVER, R., Satisfaction: a Behavioral Perspective on The Consumer. New York. MacGraw-Hill, 1997.

REDIG, J., Sobre Desenho Industrial. Rio de Janeiro: ESDI, 1977; Porto Alegre: UNIRITTER, 2005.

Autor, Design e Marketing: uma relação de sinergia para a Sustentabilidade. Rio de Janeiro: UERJ-ESDI.

SIMON, H. As Ciências do Artificial. Coimbra: Armênio Amado, 1981.

URBAN, G.L.; HAUSER, J.R., Design and Marketing of New Products. Prentice-Hall, 1993.

ZEITHAML, V; BITNER, M.; GREMLER, D. Marketing de Serviços. Porto Alegre: Bookman, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.2511-23

A Revista está listada nos seguintes indexadores e repositórios:

LATINDEX: https://www.latindex.org

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

DOAJ - https://goo.gl/f862GM

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1649

Sumarios.org - https://goo.gl/AJe9GY

LatinREV - Rede Latinoamericana de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades - http://flacso.org.ar/latinrev/ 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - https://www.redib.org/

____________

ESPM Rio
Rua do Rosário 90 - Centro - Rio de Janeiro - 20.041-002 - RJ
revistadcec-rj@espm.br
ISSN 2525-2828 

 

Licença Creative Commons

A Diálogo com a Economia Criativa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.