Pós-Doutorado: mais um desafio nos tempos atuais

Autores

  • Rita Aparecida da Conceição Ribeiro Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.3766-79

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um panorama resumido dos rumos da pesquisa científica na contemporaneidade, justificando assim o valor do estágio pós-doutoral para o desenvolvimento da pesquisa no design.  Considerado um dos últimos estágios na pesquisa acadêmica, o pós-doutorado no design ainda é pouco praticado em nosso país. Partimos da discussão da necessidade da pesquisa e dos novos paradigmas que se instauram a partir do século XX apresentados por Boaventura Santos e Edgar Morin que incorporam o pensamento da complexidade e das novas premissas na construção do conhecimento.  Discutimos como a pesquisa alia-se à criatividade na construção do conhecimento, por ser um campo que se alimenta de outros campos, o incentivo à inter e à transdisciplinaridade leva à uma dimensão do entendimento da complexidade do processo. Apresentamos as principais diretrizes apresentadas no Documento de Área da Arquitetura, Urbanismo e Design de 2017, publicado pela CAPES, que estabelece as ações a serem desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação na área, que envolvem a pesquisa e apresentamos aquelas que consideramos as contribuições que um estágio pós-doutoral pode trazer ao pesquisador e à sua instituição. Finalmente relacionamos as principais modalidades de estágios de pós-doutoramento financiadas pela CAPES e pelo CNPq, no Brasil e no exterior, apresentando os requisitos necessários e os benefícios auferidos aos contemplados. Computamos os dados relativos aos auxílios concedidos em anos passados e tecemos considerações acerca do futuro da pesquisa em nosso país.

Biografia do Autor

Rita Aparecida da Conceição Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa Design e Representações Sociais.

Referências

APPADURAI, A. The future as cultural fact: Essays on the global condition. New York, NY: Verso Editions, 2013.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área 2017: Arquitetura, Urbanismo e Design. Brasília, DF: Capes. Disponível em http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/09032017-ARQUITETURADocArea-2017-definitivo.pdf (2017). Consultado em 22/01/2018.

FRIEDMAN, K. Theory construction in design research: criteria: approaches, and methods. Design Studies, 24(6), p. 507, 522, 2003.

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2013-agencia-de-noticias/releases/18992-pnad-continua-2016-51-da-populacao-com-25-anos-ou-mais-do-brasil-possuiam-apenas-o-ensino-fundamental-completo.html. Consultado em 30/01/2018.

MASI, Domenico de. Criatividade e Grupos Criativos. Volume I: descoberta e invenção. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

MASI, Domenico de. Criatividade e Grupos Criativos. Volume II: fantasia e concretude. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2000.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre, RS: Sulina, 2005.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo, SP: Cortez, 2003.

VERGANTI, R. Design-driven innovattion: Mudando as regras da competição: A inovação radical do significado de produtos. São Paulo, SP: Canal Certo, 2012.

Downloads

Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos