Momento animação: novas perspectivas para os eventos de extensão em animação durante a COVID-19

Elisangela Lobo Schirigatti, Bruno Azzani Braga

Resumo


Diante das diferentes mudanças no mundo devido à pandemia causada pela COVID-19, as iniciativas acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão também tiveram que se reinventar. Pois as mesmas, até então, haviam sido pensadas e aplicadas na modalidade presencial para proporcionar um espaço de vivência, estimulando um local de partilha de conhecimento e experimentação. O presente artigo configura-se como uma descrição sobre os principais desafios na realização de iniciativas de extensão na área da animação durante a pandemia do COVID-19. O objeto de estudo envolveu eventos extensionistas realizados de forma remota pelo Núcleo de Design de Animação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná no ano de 2020. Os principais fatores observados foram: necessidade de aprendizagem de recursos de ensino remoto, mudança na plataforma de exibição, adaptação na definição das temáticas e dinâmica de apresentação, definição de novos cargos de atuação, ampliação da equipe de atuação, principalmente com a adoção de voluntariado.
Palavras-chave: animação contemporânea; projeto de extensão; núcleo de design em animação; animação na pandemia; ensino remoto.


Texto completo:

PDF

Referências


AGUILAR-DA-SILVA, R. H.; BENEDETTI, A. C.; ESTEVES, P. E. C. C.; FOSSA, R. S.; Ensino Remoto Emergencial em um curso de Medicina: avaliação do trabalho docente na perspectiva discente. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, e024654, p. 1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24654.

ALLEN, Judy. Event Planning The Ultimate Guide To Successful Meetings, Corporate Events, Fundraising Galas, Conferences, Conventions, Incentives Other Special Events. Ontario: Tri-Graphic Printing Ltd., 2009.

ATREYA, A.; ACHARYA, J. Distant virtual medical education during COVID‐19: half a loaf of bread. The Clinical Teacher, [s.l.], p. 1-2, 18 jun. 2020. Wiley. Disponível em:. Acesso em: 19 jul. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1111/tct.13185.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos; SILVA, Carlos Eduardo Menezes da; SILVA, José Alexandre Menezes da; SOARES, Fernando Ramalho Gameleira. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciênc. saúde coletiva 25 (suppl 1), 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10792020. Disponível em: . Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 49, 19 de dezembro de 2018. Disponível em: . Acesso em 07/06/2021

CAMARANO, Ana Amélia. Envelhecimento e consumo: o que mudou com a pandemia? ESPM-Rio, Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16, p. 26-34, jan./abr. 2021. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.565, de 18 de junho de 2020. Disponível em:

. Acesso em 26/05/2020.

CARVALHO, J. S. F. de; KLINKO, J; . Escola remota: como resistir à domesticação da experiência escolar?. Estilos da Clinica, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 58-67, 2021. DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v26i1p58-67. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178236. Acesso em: 12 jun. 2021.

CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (COUNI). Deliberação Nº 35/2017, de 18 de dezembro de 2017. Considerando o Art. 5º da Lei nº 11.184, de 07/10/05, publicado no Diário Oficial da União (DOU), de 10 de outubro de 2005. Disponível em: . Acesso em 04/06/2021.

CRESWELL, J., W.; CRESWELL, J. D. Research Design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, 2018.

DENIS, Sébastien. O Cinema de Animação. Lisboa: Armand Colin, 2010.

DOURADO, Luis; SOUZA, Samir Cristino de. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Ano 31, Vol. 5, 2015. DOI: 10.15628/holos.2015.2880.

DRIESSEN, Andrea. The Non-Obvious Guide to Event Planning (For Kick-Ass Gatherings that Inspire People) (Non-Obvious Guides). EUA: Ideapress Publishing, 2019.

EHRLICH, D.; ROCHA C. Análise Comparativa da Animação Brasileira: Estudo das Características Estilísticas a Partir da Produção. XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, p. 1-15, Cascavel/PR, 2018.

FGV; SEC-SP; SEBRAE. Conjuntura do setor de Economia Criativa: Efeitos da crise da Covid-19. 2020. Disponível em: . Acesso em 25 de setembro 2020.

FROM, Danieli Aparecida; MARTINS, Karine. A importância da educação a distância na sociedade atual. Disponível em: . Acesso em 12/0/2020.

GARCIA, T. C. M. et al. Ensino Remoto Emergencial: proposta de design para organização de aulas. Proposta de design para organização de aulas. Natal: NSEDIS/UFNR, 2020. p. 1-17. (Cadernos de Ensino Mediado Por TIC.) Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29767/1/ENSINO%20REMOTO%20EMERGENCIAL_proposta_de_design_organizacao_aulas.pdf. Acesso em: 7 out. 2020.

HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

HODGES, C. et al. The difference Between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, [s.l.], 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 jul. de 2020.

MACEDO, R. Esboço para uma História da Animação Brasileira. São Paulo, 2016.

MARTINS, Karine; FROM, Danieli Aparecida. A importância da educação a distância na sociedade atual. Disponível em: . Acesso: 15 de setembro de 2020.

MORAN, José Manuel. Aperfeiçoando os modelos de EAD existentes na formação de professores. Disponível em: . Acesso em: 05 outubro 2020.

MORENO, A. A Experiência Brasileira no Cinema de Animação. Rio de Janeiro: Artenova, 1978.

OMS. Consideraciones para la cuarentena de los contactos de casos de COVID-19. Disponível em: . Acesso em 26/05/2020.

OPAS. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. OPAS, 2020. Disponível em: . Acesso em: 21 de novembro de 2020.

SEGAR, Adrian. The Power of Participation: Creating Conferences That Deliver Learning, Connection, Engagement, and Action. Carolina do Sul: CreateSpace Independent Publishing Platform, 2015.

SOUSA, A. da S. Q.; RAMALHO, B.L. Políticas de Formação de Professores no Brasil e a modalidade a distância: pontos para reflexão. IN Revista Exitus UFOPA Belém, PA: Editora: Destaque-se- ano 2, 2012.

SPCINE. Observatório Spcine: Ações de Proteção do Audiovisual frente a Crise da Covid-19 no Brasil e no Mundo. Disponível em:

Proteção-do-Audi ovisual-no-Brasil-e-Mundo-18_05ok.pdf>. Acesso em 27 de setembro 2020.

ZHU, N. et al. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. The New England Journal of Medicine: Brief Report, Pequim, v. 382, n. 8, p. 728-733, 20 fev. 2020. Mensal. Disponível em: https://www.nejm.org/doi/pdf/10.1056/NEJMoa2001017?articleTools=true. Acesso em: 19 jul. 2020. DOI: 10.1056/NEJMoa2001017.




DOI: http://dx.doi.org/10.22398/2525-2828.61894-113

A Revista está listada nos seguintes indexadores e repositórios:

LATINDEX: https://www.latindex.org

PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES: http://www.periodicos.capes.gov.br

DOAJ - https://goo.gl/f862GM

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - http://diadorim.ibict.br/handle/1/1649

Sumarios.org - https://goo.gl/AJe9GY

LatinREV - Rede Latinoamericana de revistas acadêmicas do campo das ciências sociais e humanidades - http://flacso.org.ar/latinrev/ 

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) - https://www.redib.org/

____________

ESPM Rio
Rua do Rosário 90 - Centro - Rio de Janeiro - 20.041-002 - RJ
revistadcec-rj@espm.br
ISSN 2525-2828 

 

Licença Creative Commons

A Diálogo com a Economia Criativa está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.