Viva a chuva: um estudo dos mecanismos publicitários de persuasão

Autores

  • Mauricio José Melim Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC
  • Alana da Silva Calado Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC
  • Aline Mara Calado Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.2439-51

Resumo

Persuasão é um tema central na publicidade, no meio profissional e no meio acadêmico. O presente artigo analisa um anúncio do Shopping Mueller de Joinville, situado nessa que é a maior cidade de Santa Catarina. A análise busca identificar e descrever os mecanismos de convencimento inscritos no anúncio. Isso é feito a partir de um quadro teórico que conjuga conceitos de psicologia social e de semiótica. Em um primeiro momento, busca-se identificar os componentes psicossociais da estratégia persuasiva do anúncio. Para em seguida descrever semioticamente esses componentes, isto é, descrever como foram materializados no anúncio, através de quais signos (figurativos, linguísticos ou plásticos). O Shopping Mueller é uma referência para Joinville e também para a região norte do estado. Revelar suas estratégias persuasivas é uma maneira de indicar e explicar as razões de seu sucesso.

Biografia do Autor

Mauricio José Melim, Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC

Mestre em Ciências da Comunicação. Professor na Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC. Graduado em Comunicação Social Publicidade e Propaganda. 

Alana da Silva Calado, Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC

Graduanda em Publicidade e Propaganda na Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.

Aline Mara Calado, Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.

Graduanda em Publicidade e Propaganda na Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC.

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Publicado

2017-05-04

Edição

Seção

Artigos