Beleza via web: motivações e freios à compra de cosméticos online

Autores

  • Gabriela Pacheco Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tânia Almeida Gouveia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.2557-70

Resumo

As projeções para as vendas online são promissoras para os próximos anos, principalmente em função do desenvolvimento dos e-commerces de bens subjetivos, como os cosméticos (E-COMMERCE BRASIL, 2016). Neste cenário, o presente artigo teve como objetivo principal investigar as motivações e freios à compra de cosméticos em e-commerces. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico seguido por uma etapa empírica de cunho qualitativo, por meio de entrevistas em profundidade com consumidoras de cosméticos. Os resultados indicam que ainda não há entre as pesquisadas um hábito arraigado de compra online de cosméticos, diferentemente do que já ocorre em outras categorias de produtos, como eletrônicos e livros. Embora valorizem a facilidade de comparar preços e as chances de encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas, ressentem-se, em especial, da impossibilidade de experimentar os cosméticos previamente, o que é um fator relevante de compra nesta categoria. 

Biografia do Autor

Gabriela Pacheco Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda da Faculdade de Administração e Finanças da Uerj, atua no marketing da L´Oréal.

Tânia Almeida Gouveia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do mestrado em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ

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Publicado

2017-10-20

Edição

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Artigos