Especificidades do mestrado profissional
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.3738-49Resumo
Este artigo se refere a palestra realizada durante o evento “Encontro de Pós-Graduação em Design – Cenários e Perspectivas” realizado na sede da ESPM-Rio em outubro de 2017. Nesse encontro foi oportunamente tratado sobre as características inerentes aos programas profissionais na pós-graduação brasileira. O artigo manteve o mesmo título da apresentação: “Especificidades do mestrado profissional”. De forma coerente à exposição, procurou-se contextualizar o ensino profissional no Brasil, caracteriza-lo e abordar os desafios dos programas profissionalizantes no âmbito do stricto sensu, propondo uma reflexão sobre a origem, a trajetória, as dificuldades enfrentadas e os desafios para o futuro. Discorre sobre as leis e ações que possibilitam e incentivam esses programas, assim como as principais dificuldades apresentadas pelas universidades na manutenção dos mesmos, e o que tem sido feito para enfrentar o paradigma que manteve até então a divisão entre o mundo acadêmico e o do setor produtivo.
Palavras chaves: Ensino Profissionalizante no Stricto Sensu; Programas profissionais em Design; Ensino Profissionalizante e Pesquisa Aplicada
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