Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado

Autores

  • Veronica Bidart de Castro Nelson Machado Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ
  • Mylena Vicente da Rocha de Oliveira Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.24%25p

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial.

Publicado

2019-03-13

Edição

Seção

Multimídia