O Consumo de fraldas descartáveis infantis – os impactos socioambientais oriundos das práticas de mercado sob a perspectiva do Macromarketing.
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.51480-96Resumo
O uso de fraldas descartáveis infantis tornou-se indispensável na rotina das famílias contemporâneas devido, principalmente, as suas características de praticidade de troca e de descarte e as questões relacionadas a saúde e higiene infantil. Este ensaio teórico tem como objetivo discutir os impactos ambientais oriundos do consumo das fraldas descartáveis infantis sob a perspectiva do Macromarketing. Através do levantamento histórico sobre a evolução do produto, buscou-se compreender os aspectos sociais que colaboraram para o desenvolvimento e o crescimento exponencial desse mercado. A partir do modelo teórico de Nason (1989), analisa-se as etapas de produção, consumo e descarte e as consequências sociais oriundas das transações de mercado sobre as diferentes partes. Considerando essa perspectiva, foi possível identificar a gravidade dos impactos socioambientais relacionados principalmente ao descarte, o papel central que os mercados exercem para a abordagem de políticas ambientais relacionadas as práticas de marketing, assim como novas configurações emergentes do mercado, derivadas de grupos da sociedade conscientes de sua condição de agentes principais no processo de interação com o meio ambiente e alinhados a práticas de consumo mais sustentáveis.
Palavras Chave: fraldas descartáveis; consumo; impactos ambientais; Macromarketing
Referências
ABIHPEC . Associação Brasileira Da Indústria De Higiene Pessoal,Perfumaria e Cosméticos. Panorama do Setor 2018. Disponível em: https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2018/ Acesso em 03/01/2019
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. http://www.abnt.org.br. Em: 15/07/209.
ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada Rdc Nº142, Março de 2017. https://www.cevs.rs.gov.br/upload/arquivos/201709/01115201-rdc-142-2017.pdf. Acesso em 03/04/209
ARAUJO, L.; FINCH, J.; KJELLBERG, H. Reconnecting marketing to markets: an introduction. In: ARAUJO, L.; FINCH, J.; KJELLBERG, H. Reconnecting Marketing to Markets. Oxford: Oxford University Press, 2010.
BAST, E. Brasil tem quase 3 mil lixões em 1.600 cidades, diz relatório. https://g1.globo.com/natureza/noticia/2018/09/14/brasil-tem-quase-3-mil-lixoes-em-1600-cidades-diz-relatorio.ghtml. Acesso em: 25/7/2019
CORDELLA, M.; BAUER,I.; LEHMANN,A.; SCHULZ, M.; WOLF, O. Evolution of disposable baby diapers in Europe: life cycle assessment of environmental impacts and identification of key areas of improvement. Journal of Cleaner Production. 95, P.322-331, 2015
COSTA, F.J. Marketing e Sociedade. UFPB, João Pessoa, 2015.
DYER D. Seven Decades of Disposable Diapers: A Record of Continuous Innovation and Expanding Benefit. Brussels, Belgium: EDANA. August 2005.
DOGANOVA, L; KARNØE, P. Building markets for clean technologies: Controversies, environmental concerns and economic worth. Industrial Marketing Management v. 44 p. 22–31, 2015
ECYCLE. Fraldas descartáveis: conheça perigos, impactos e alternativas. https://www.ecycle.com.br/3831-fraldas-descartaveis-impactos-alternativas.Acesso em: 07/10/208
FERNANDES, V. Mais prazo reabre debate sobre lixões. Revista BIO/ABES, Rj, Set. 2015.
GERAQUE, E. Brasil perde R$ 3 bilhões ao ano por não reciclar resíduos. SP (2018) https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-perde-r-3-bilhoes-ao-ano-por-nao-reciclar-residuos,70002559053 . Acesso em: 10/07/2019
GONÇALVES,P.; PINHEIRO, J. Gestão de Resíduos: Lixão x Aterro. Em: http://www.lixo.com.br/content/view/144/251/ . Acesso em: 17/12/2018.
IBGE. PNAD . Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2015. RJ, 2016, https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf. Acesso em: 26/03/2019.
JNJ B. Johnsons Brasil. https://www.jnjbrasil.com.br/johnson-johnson em 15/07/2019.
KRAFCHIK, B. History of diapers and diapering. International Journal of Dermatology, v. 55, p.4-6, 2016
LAYTON, R.A. Marketing Systems: a core macromarketing concept. Journal of Macromarketing, v.27,,n. 3, p.227-242, 2007.
LAYTON,R.A.; GROSSBART,S. Macromarketing: past, present and possible future. Journal of Macromarketing, v.26,n2,p.193-213,2006.
LEHRBURGER, C; MULLEN.J; JONE,C.V. Summary diapers: environmental impacts and lifecycle analysis . The National Association of Diaper Services (NADs) 1991
LEI 12.305/2010- Política Nacional de Resíduos Solidos. PNRS . Disponível em: https://portalresiduossolidos.com/lei-12-3052010-politica-nacional-de-residuos-solidos/. Acesso em 18/12/2018.
LEMELSON-MIT. Marion Donovan. http://lemelson.mit.edu/resources/marion-donovan. Acesso em:10/10/2018.
MACHADO, G.B. Prorrogação do prazo para o fim dos lixões no Brasil. PNR 2014. https://portalresiduossolidos.com/prorrogacao-do-prazo-para-o-fim-dos-lixoes-no-brasil/. Acesso em: 01/07/2019
MESELDZIJA, J., POZNANOVIC, D. & FRANK, R. Assessment of the differing environmental impacts between reusable and disposable diapers. Dufferin Research. 2013.
MITTELSTAEDT, J. D.; KILBOURNE, W. E.; MITTELSTAEDT, R. A. Macromarketing as Agorology: Macromarketing Theory and the Study of the Agora. Journal of Macromarketing, vol. 26, n.2, 2006.
MUCELIN, C.;BELLINI,M. Lixo e Impactos Ambientais Perceptíveis no Ecossistema Urbano. Sociedade & Natureza, Uberlândia, 20 (1): P. 111-124, jun. 2008
NASON, R. The social consequences of marketing: macromarketing and public policy. Journal of Public Policy and Marketing, vol.8, 1989.
NILSEN. Com Arrefecimento Da Crise, Brasileiros Retomam Gastos Com Higiene E Beleza. 2018. https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2018/Com-arrefecimento-da-crise-brasileiros-retomam-gastos-com-higiene-ponta-nielsen/. Acesso em: 12/10/2018
OBRIEN, K; Olive, R.; HSU, Y.; MORRIS, L.; BELL, R.; KENDALL, N.- Life cycle assessment: reusable and Disposable nappies in Australia. ALCAS 2009. http://www.eng.uq.edu.au/environmental/
OXFORD ENGLISH DICTIONARY. https://www.lexico.com/en/definition/diaper
Acesso em: 12/11/2018
PAMPERS. História da Pampers. https://www.pampers.com.br/sobre-pampers/historia
Acesso em: 10/10/2018
PRICE HANNA CONSULTANTS- Global Outlook For Hygiene Absorbent Products & Key Raw Materials in 2017, 2018 & 2023. https://pricehanna.com/report/new-report-in-february-2017-global-outlook-for-hygiene-absorbent-products-key-raw-materials-in-2015-2016-2021/
Acesso em: 06/01/2-18
RAHAT, S.; SARKAR, A.; ABD AR RAFIE, S.; HOSSAIN, S. (2014). Prospects Of Diaper Disposal And Its Environmental Impacts On Populated Urban Area Like Dhaka City. 2nd International Conference on Advances in Civil Engineering 2014 CUET, Chittagong, Bangladesh, p:1-6. , Dec 2014.
RICHER, C. The Disposable Diaper Industry Source. Mexico, 2014. http://www.disposablediaper.net. Acesso em: 06/01/2019
SEBRAE. Casos de Sucesso, Morada da Floresta. 2017. http://sustentabilidade.sebrae.com.br/sites/Sustentabilidade/Para%E2%80%93sua%E2%80%93Empresa/Casos%E2%80%93de%E2%80%93sucesso/Morada-da-Floresta . Acesso em: 22/11/2018
SILVA, E. A urgência da universalização do saneamento rural no Brasil. PNR, 2014. https://portalresiduossolidos.com/urgencia-da-universalizacao-saneamento-rural-brasil/
Acesso em:01/07/2019.
SHOVE,E ;ARAÚJO,L. Consumption, materiality, and markets. In: ARAUJO, L.; FINCH, J.; KJELLBERG, H. Reconnecting Marketing to Markets. Oxford: Oxford University Press, 2010.
WAMBUI, K.E.; MUCHURI,J.; MAKINDI, S. Soiled Diapers Disposal Practices among Caregivers in Poor and Middle Income Urban Settings. International Journal of Scientific and Research Publications, Volume 5, Issue 10, October 2015
WILKIE, L.; MOORE, E. Marketing's Contributions to Society. The Journal of Marketing, Vol. 63, Fundamental Issues and Directions for Marketing, pp. 198-218, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.