COVID-19 e a economia criativa: impactos e tendências na produção e exibição de animação

Autores

  • Elisangela Lobo Schirigatti UTFPR
  • Camila Kutiski UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618114-125

Resumo

A animação não se restringe apenas ao cinema, mas se estende em diversos formatos e áreas como publicidade, games e televisão, sendo também utilizada como ferramenta em diferentes meios. Devido à pandemia do novo Coronavírus e ao distanciamento social, a produção de conteúdos audiovisuais, como filmes e séries, foi interrompida e produtores em todo o país e no mundo tiveram que se adaptar à nova realidade. Diante disso, o presente artigo objetiva identificar os impactos da Covid-19 na exibição e produção de animação e as novas tendências pós-pandemia. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, descritivo e bibliográficocom análise de dados secundários, tais como: artigos científicos, materiais técnicos e documentos do setor audiovisual. Em geral, foram observadas novas possibilidades de exibição, apontando principalmente para o fortalecimento das plataformas de streaming juntamente com o resgate de espaços culturais como meios de exposição. Além disso, as próximas produções lançadas online tendem a ser voltadas diretamente para o ambiente virtual e a exibição online. Assim, o presente artigo procurou reconhecer e caracterizar essas tendências, possibilitando a compreensão do seu cenário para, então, contribuir para a elaboração de políticas com foco em mitigar os efeitos negativos e estimular a retomada das atividades.

Biografia do Autor

Elisangela Lobo Schirigatti, UTFPR

Profa. Dra do Departamento de Design da UTFPR.

Camila Kutiski, UTFPR

Graduanda em Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR.

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2