A mundialização no campo da animação japonesa
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.618142-159Resumo
Este artigo apresenta uma análise da animação japonesa a partir da perspectiva da mundialização e do hibridismo cultural em consonância com a reflexão de que produções culturais são históricas e construídas imersas na dinâmica do campo. A pesquisa encontra fundamento central nos estudos de Bourdieu, Ortiz e Canclini, e suas considerações a respeito tanto da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura. Sob esse prisma, é analisada a animação “Little Witch Academia” (2017) através da apropriação de esquemas presentes no subgênero Mahou Shoujo, e como esses esquemas são tensionados tanto por forças dentro do campo da animação japonesa quanto por forças externas ao campo. Como resultado, este artigo traz uma reflexão de que através da dinamicidade do campo e da prática do hibridismo cultural, a animação japonesa se renova constantemente, podendo produzir de maneira efetiva, em decorrência de um contexto de transnacionalização potencializada pelo streaming, uma construção imagética mundializada.
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