Animação viral: memes podem estar controlando seu celular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.618237-252

Resumo

Uma guerra animada se desenrola na palma das nossas mãos, o conflito  pode ser visualizado nas diminutas telas dos celulares na forma GIFs animados - memes que invadem diariamente os aparelhos disseminando medo e hilaridades. Em termos técnicos e artísticos, estas mensagens digitais podem não ser consideradas uma forma de animação. Porém, independente do julgamento acerca de sua qualidade, essas imagens pulsam incessantemente diante de nossos olhos. A importância deste formato não deve ser menosprezada, a viralização de memes impactou dramaticamente o resultado da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018. Os tradicionais “santinhos” impressos durante a época das eleições, se tornaram  imagens "fast food" manipuladas digitalmente,  animadas de forma aleatória e distribuídas como GIFs nas redes sociais. O impacto dessa mídia pode ser, por um lado, catastrófico, mas por outro, esclarecedor. Nesta pesquisa, memes animados brasileiros são apresentados e discutidos, destacando a relevância dessa forma atual e influente de subcultura da animação.

Biografia do Autor

João Paulo Amaral Schlittler, Universidade de São Paulo

Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Escola de Comunicações e Artes

Vitor Carvalho de Oliveira, Universidade de São Paulo

Curso Superior do Audiovisual

Referências

BANG, Artista: Anitta, Direção: Bruno Ilogti, Brasil: YouTube, 2015.

BARTHES, Roland, Mitologias, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard. Remediation: understanding new media. Cambridge: The MIT Press, 2000.

CALIXTO, Douglas de Oliveira. Memes na internet: entrelaçamentos entre educomunicação, cibercultura e a 'zoeira' de estudantes nas redes sociais. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

CIEGLINSKI, Amanda, Menos de 30% dos brasileiros são plenamente alfabetizados, Revista Exame, São Paulo, 20 de Julho de 2012. Disponível em: <https://exame.com/brasil/menos-de-30-dos-brasileiros-sao-plenamente-alfabetizados>

CINTRA, Laura, Comunicação visual publicitária no Twitter:o uso marcário de GIFs animados, Relatório de Qualificação de Mestrado - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

EPPINK, J. A brief history of the GIF (so far). Journal of visual culture, Vol.13(3):298-306, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore and Washington (DC): SAGE Publications, 2014.

GÜRSIMSEK, A. Ö. Animated GIFs as vernacular graphic design: producing Tumblr blogs. Visual Communication, 2016, Vol. 15(3): 329-349, Los Angeles, London, New Delhi, Singapore and Washington (DC): SAGE Publications, 2016.

KNOBEL, M., LANKSHEAR, C. Online memes, affinities, and cultural production. A new literacies sampler. New York: P. Lang, 2007.

MILANEZI, Maicon José de Faria. Elegemos um meme?!: Política e experiência estética nos memes de ação popular das Eleições 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) -- Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Bauru, 2019.

MUSEU DE MEMES, Serra Gangnam Style, Página de website, Universidade Federal Fluminense: Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:<https://www.museudememes.com.br/sermons/serra-gangnam-style>

MUSEU DE MEMES, Ursal, Página de website, Universidade Federal Fluminense: Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: <https://www.museudememes.com.br/sermons/ursal/>

MUSEU DE MEMES, Eu sou gado de Bolsonaro, Página de website, Universidade Federal Fluminense: Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.museudememes.com.br/sermons/eu-sou-um-gado-do-bolsonaro>

PIXO, Direção: João Wainer e Roberto de Oliveira, documentário, 61', São Paulo, 2010.

PSY: GANGNAM STYLE, Diretor: Cho Soo-Hyun, videoclipe, 4', Seoul, 2012.

PULP FICTION, Diretor: Quentin Tarantino, 35mm, 2h 58m, Miramax Films, EUA, 1994.

SOUZA, Felipe. Fábrica de memes: como brasileiros profissionalizaram a criação de vídeos e fotos de humor que bombam nas redes. G1, Rio de Janeiro, 30 de Março de 2017. Disponível em:<https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/fabrica-de-memes-como-brasileiros-profissionalizaram-a-criacao-de-videos-e-fotos-de-humor-que-bombam-nas-redes.ghtml>

STAFFORD, Tom. Ilusão da verdade': A importância da repetição para o sucesso das mentiras. BBC Future, 14 de dezembro de 2016. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-37852352>

TECMUNDO, Trollface: o nascimento do meme que deu uma boa grana ao criador. Problem? Tecmundo, São Paulo, 08 de Abril de 2015. Disponível em:<https://www.tecmundo.com.br/memes/77923-trollface-nascimento-meme-deu-boa-grana-criador-problem.htm#:~:text=A%20origem%20do%20%E2%80%9CTrollface%E2%80%9D&text=Em%20uma%20visita%20ao%20f%C3%B3rum,A%20origem%20do%20%22Trollface%22>

THRILLER, Artista: Michael Jackson, Direção: John Landis, Videoclipe, 13', Sony Music, EUA, 1983.

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2