O design thinking como inspiração para interpretar o imaginário da identidade estética da moda gaúcha

Autores

  • Milena Cherutti Universidade Feevale – Novo Hamburgo (RS), Brasil
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale – Novo Hamburgo (RS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92627-44

Palavras-chave:

Design thinking, Workshop de cocriação, Identidade estética gaúcha, Elementos de estilo

Resumo

Criar consiste em um ato que possibilita a competência de compreender, além da aptidão em relacionar, caracterizar, compor e significar. Dessa maneira, esta pesquisa propôs um estudo acerca do imaginário da identidade estética gaúcha urbana e contemporânea, na perspectiva da indústria criativa, por meio de um workshop de cocriação, abalizado nos processos de design thinking. A compreensão da identidade estética da moda gaúcha e sua interpretação conforme o contexto social são elementos centrais deste estudo, cujo objetivo geral é coletar informações e dados locais sobre a identidade estética da moda gaúcha, utilizando-as como policies para o desenvolvimento de elementos de estilo para uma coleção de moda autoral. Como metodologia, utilizaram-se uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo, conduzida de forma qualitativa e descritiva. Com base nos conceitos abordados, tornou-se possível validar a abordagem teórica dos conceitos concebidos durante o workshop de cocriação como inspiração para o desenvolvimento da cartela de cores, modelagens, cortes e estética, escolha de materiais (aviamentos e tecidos), buscando a identificação do público-alvo.

Biografia do Autor

Milena Cherutti, Universidade Feevale – Novo Hamburgo (RS), Brasil

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestre em Indústria Criativa e graduada em Moda pela Universidade Feevale e pós-graduada lato sensu em Docência na Educação Profissional e Educação Técnica pela Universidade Anhanguera.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale – Novo Hamburgo (RS), Brasil

Doutor em Comunicação Social, mestre em Comunicação Social e graduado em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-09-16

Como Citar

CHERUTTI, Milena; PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. O design thinking como inspiração para interpretar o imaginário da identidade estética da moda gaúcha. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 9, n. 26, p. 27–44, 2024. DOI: 10.22398/2525-2828.92627-44. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/496. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Design como Produção Social