O design thinking como inspiração para interpretar o imaginário da identidade estética da moda gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.92627-44Palavras-chave:
Design thinking, Workshop de cocriação, Identidade estética gaúcha, Elementos de estiloResumo
Criar consiste em um ato que possibilita a competência de compreender, além da aptidão em relacionar, caracterizar, compor e significar. Dessa maneira, esta pesquisa propôs um estudo acerca do imaginário da identidade estética gaúcha urbana e contemporânea, na perspectiva da indústria criativa, por meio de um workshop de cocriação, abalizado nos processos de design thinking. A compreensão da identidade estética da moda gaúcha e sua interpretação conforme o contexto social são elementos centrais deste estudo, cujo objetivo geral é coletar informações e dados locais sobre a identidade estética da moda gaúcha, utilizando-as como policies para o desenvolvimento de elementos de estilo para uma coleção de moda autoral. Como metodologia, utilizaram-se uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo, conduzida de forma qualitativa e descritiva. Com base nos conceitos abordados, tornou-se possível validar a abordagem teórica dos conceitos concebidos durante o workshop de cocriação como inspiração para o desenvolvimento da cartela de cores, modelagens, cortes e estética, escolha de materiais (aviamentos e tecidos), buscando a identificação do público-alvo.
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