Contribuições do patrocínio da Petrobras para o campo audiovisual de 1995 a 2007

Autores

  • Carolina Marques Henriques Ficheira Escola Superior de Propaganda e Marketing http://orcid.org/0000-0001-7851-8705
  • Paula Príncipe Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1227-41

Resumo

A partir do estudo de caso dos aportes realizados pela Petrobras em patrocínios audiovisuais no período dentre 1995 e 2007, é possível analisar o papel precursor das Leis de Incentivo Federais no desenvolvimento do campo audiovisual. Suas contribuições foram significativas ao setor quando se analisa o quantitativo de filmes patrocinados pela Petrobras e por outras instituições, denotando o estímulo do uso das leis de incentivo à cultura a outros patrocinadores, bem como no desenvolvimento do campo, como ocorre no Rio de Janeiro, que possui o maior PIB criativo de todo o território nacional, e aponta novos agentes e trajetórias no cenário atual.

Biografia do Autor

Carolina Marques Henriques Ficheira, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Pós-Graduada em docência Superior pela ESPM. Graduada em Produção Cultural  pelo Departamento de Artes na UFF. Foi gerente operacional do Cine Joia, parecerista do município de Petrópolis . Atualmente é parecerista da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura, professora da Pós – Graduação em Gestão do Entretenimento na ESPM e no curso de Administração da ESPM com ênfase em entretenimento.  Ainda leciona cursos no Instituto Gênesis, PUC-RJ.

Paula Príncipe, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica do Salvador. Atuou como produtora para a Assessoria de Arte e Cultura da UFBA. Cursou Ciências Sociais pela UFBA e atualmente cursa a graduação de Bacharelado interdisciplinar em Ciências e Tecnologias pela mesma Universidade e o MBA em Comunicação Empresarial pela ESPM – Rio. Trabalha na Petrobras desde 2006, na gerência de Patrocínios Culturais – Cinema entre 2006-2009, e na Gerência de Atendimento e Articulação Regional Nordeste, atualmente.

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2016-10-11

Edição

Seção

Artigos