A construção de um ethos moderno no Rio de Janeiro: revistas ilustradas e objetos publicizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.926100-115

Palavras-chave:

Revistas ilustradas, Modernidade, Rio de Janeiro, Publicidade, Objetos

Resumo

Por meio da análise de objetos e aparatos tecnológicos publicizados em propagandas da Kósmos, revista ilustrada e importante suporte documental dos primeiros anos do século XX, este artigo buscou alcançar entendimento sobre como a sociedade carioca assimilou a modernização da Capital Federal, que efeitos produziu a interação com carros, com bondes elétricos, máquinas pe-sadas e outros modernismos que iam além das de ordem urbana, representados na imprensa da época. Para o estudo, foram analisadas todas as edições dos seis anos de publicação do impressoperiódico. Como demonstrado no estudo, a hipótese é que, como “janelas” para o entendimentoda cultura moderna, os aparatos tecnológicos e outros objetos publicizados nas páginas da imprensa trouxeram mais que revelações de como se deu a reconfiguração do espaço público, das novas formas de ver e ser na relação com a modernidade. Com simbologias próprias, auxiliaram na aspiração e na construção de um novo valor moral, seu caráter e um novo estilo de vida paraos cariocas.

Biografia do Autor

, PUC Rio

Possui graduação em Comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (2006), doutorado em Antropologia Social - Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e Pós-doutora em Sociologia pela UFRJ-IFCS (2012/2013). É professora do quadro principal do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e atualmente é Diretora do Departamento de Comunicação. Desenvolve pesquisas na área de mídia e história, cultura das mídias (impressa e audiovisual), imaginários modernos e narrativas ficcionais. Lidera o grupo de pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais (NARFIC) e participa do grupo de pesquisa Memórias rarefeitas: a ditadura no documentário e a disputa das imagens e Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX. Também é pesquisadora da rede OBITEL-Rio. Atua como coordenadora do GT Cultura das Mídias na Compós (2022 e 2023) e foi vice coordenadora do mesmo GT em 2020 e 2021.

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Publicado

2024-09-16

Edição

Seção

Dossiê Design com Produção Social