A construção de um ethos moderno no Rio de Janeiro
revistas ilustradas e objetos publicizados
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.926100-115Palabras clave:
Revistas ilustradas, Modernidade, Rio de Janeiro, Publicidade, ObjetosResumen
Por meio da análise de objetos e aparatos tecnológicos publicizados em propagandas da Kósmos, revista ilustrada e importante suporte documental dos primeiros anos do século XX, este artigo buscou alcançar entendimento sobre como a sociedade carioca assimilou a modernização da Capital Federal, que efeitos produziu a interação com carros, com bondes elétricos, máquinas pesadas e outros modernismos que iam além das de ordem urbana, representados na imprensa da época. Para o estudo, foram analisadas todas as edições dos seis anos de publicação do impresso periódico. Como demonstrado no estudo, a hipótese é que, como “janelas” para o entendimento da cultura moderna, os aparatos tecnológicos e outros objetos publicizados nas páginas da imprensa trouxeram mais que revelações de como se deu a reconfiguração do espaço público, das novas formas de ver e ser na relação com a modernidade. Com simbologias próprias, auxiliaram na aspiração e na construção de um novo valor moral, seu caráter e um novo estilo de vida para os cariocas.
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