Aprender o Carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.1028135-150Palavras-chave:
Carnaval, Rio de Janeiro, Experiência, Comunicação, EducaçãoResumo
O Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil e no Rio de Janeiro alcança projeção global, destacando-se por sua grandiosidade e relevância econômica e simbólica. Este estudo investigou como estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas para ampliar o conhecimento do público e enriquecer a experiência de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Baseada em entrevistas com espectadores e interessados no evento, a pesquisa identificou lacunas significativas nas abordagens atuais de comunicação, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes para fortalecer a conexão com o público-alvo. Além disso, foram exploradas oportunidades para melhorar a interação e o engajamento, promovendo uma compreensão mais profunda do espetáculo. Uma comunicação assertiva pode beneficiar gestores, escolas de samba e empresas envolvidas, ao atrair novos públicos e renovar o interesse pelo evento. O estudo reforça a importância de se fortalecer a relação com o público para ampliar o conhecimento sobre o Carnaval, reconhecido como um dos principais patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Dessa forma, espera-se assegurar que sua riqueza e significado sejam plenamente valorizados por audiências diversas e globais.
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