Aprender o Carnaval: comunicação e educação para enriquecer a experiência do público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1028135-150

Palavras-chave:

Carnaval, Rio de Janeiro, Experiência, Comunicação, Educação

Resumo

O Carnaval é uma das expressões culturais mais emblemáticas do Brasil e no Rio de Janeiro alcança projeção global, destacando-se por sua grandiosidade e relevância econômica e simbólica. Este estudo investigou como estratégias de comunicação podem ser desenvolvidas para ampliar o conhecimento do público e enriquecer a experiência de quem assiste aos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Baseada em entrevistas com espectadores e interessados no evento, a pesquisa identificou lacunas significativas nas abordagens atuais de comunicação, destacando a necessidade de estratégias mais eficazes para fortalecer a conexão com o público-alvo. Além disso, foram exploradas oportunidades para melhorar a interação e o engajamento, promovendo uma compreensão mais profunda do espetáculo. Uma comunicação assertiva pode beneficiar gestores, escolas de samba e empresas envolvidas, ao atrair novos públicos e renovar o interesse pelo evento. O estudo reforça a importância de se fortalecer a relação com o público para ampliar o conhecimento sobre o Carnaval, reconhecido como um dos principais patrimônios culturais e imateriais do Brasil. Dessa forma, espera-se assegurar que sua riqueza e significado sejam plenamente valorizados por audiências diversas e globais.

Biografia do Autor

Caique Andrade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Caíque Azevedo de Andrade é formado em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Seu trabalho de conclusão de curso, que serviu como base para este artigo, reflete sua paixão por arte, cultura e entretenimento, bem como seu compromisso com o impacto social e a valorização das manifestações culturais brasileiras. Como praticante de capoeira, teve a oportunidade de levar essa arte para a França, onde ministrou aulas junto ao grupo de sua família, compartilhando a cultura brasileira e aprendendo francês, além de conectar-se com pessoas de diferentes partes do mundo. Fluente em inglês, sua trajetória é marcada pela valorização da ancestralidade, pelo intercâmbio cultural e pela educação, acreditando no poder transformador da cultura como ferramenta para promover impacto positivo e transformar vidas.

Alessandra Baiocchi, Pontifícia Universidade Catolica do Rio de Janeiro

Alessandra Baiocchi é Ph.D., professora da PUC-Rio, pesquisadora, consultora, TEDx Speaker e coordenadora do MBA em Gestão de Marketing do IAG PUC-Rio. Foi recentemente contemplada pela FAPERJ no Edital de Apoio à Jovem Cientista Mulher com vínculo em ICTs do Estado do Rio de Janeiro com o projeto: 'Da Criatividade à Competitividade: Explorando o Potencial das Indústrias Criativas no Branding Cultural das Cidades.'

Sua tese, intitulada 'Branding de Cidades Criativas,' investigou o impacto da música ao vivo nas cidades por meio de um estudo comparativo entre Montreal (Canadá) e Rio de Janeiro (Brasil) e recebeu o Prêmio cRio de Economia Criativa de 2022.

Durante seu doutorado, ela recebeu o Prêmio ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Global Affairs Canada. Este prêmio financiou um período de estudos na HEC Montréal, Cátedra Carmelle e Rémi-Marcoux de Gestão de Artes.

Sua área de pesquisa e especialização inclui Indústrias Criativas; Marketing para Arte, Entretenimento e Experiências; Place Branding e Soft Power.

Thiago Reis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Thiago dos Santos Reis é mestrando em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com ênfase em Marketing. Pós-graduando no MBA em Digital Business pela USP/Esalq. Possui MBA em Marketing, Branding and Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), MBA em Marketing, Estratégia e Inovação pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialização em Mídias Sociais pelo Centro Universitário Carioca (UniCarioca) e Pós-Graduação em Gestão de Projetos Ágeis pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Engenharia Ambiental pela antiga Universidade Severino Sombra, atual Universidade de Vassouras, e possui curso técnico em Informática pela Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Possui interesse de pesquisa nos estudos das áreas de Economia Criativa, Carnaval, Economia do Carnaval, Economia Cultural, Marketing, Branding, Eventos, Entretenimento. Atualmente, dedica-se no desenvolvimento de pesquisas sobre Economia do Carnaval, Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Economia Criativa, Economia Cultura, Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA).

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Publicado

2025-05-26

Edição

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Artigos