Regulação e política industrial do audiovisual brasileiro à luz da lei da TV paga e do fundo setorial do audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.266-24Abstract
Este artigo se dedicará a uma breve análise da Lei da TV Paga (Lei 12.485/2011) e da nova configuração dada por esta ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) sob a perspectiva da regulação e da política industrial do setor audiovisual brasileiro, principalmente no que tange à televisão de acesso condicionado. Nesta tarefa, serão de grande valia o reconhecimento das dimensões econômica e cultural do audiovisual bem como o aproveitamento de conceitos da economia, juntamente com estatísticas e relatórios oficiais, para a avaliação de resultados até o momento e a identificação de problemas prementes e latentes.References
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANCINE. Brasil – Comércio Exterior de Serviços Audiovisuais - 2016. Rio de Janeiro: OCA, 2016.
_______. Informe de Acompanhamento do Mercado – TV Paga – 2014. Rio de Janeiro: OCA, 2015.
_______. TV por Assinatura no Brasil: aspectos econômicos e estruturais. Rio de Janeiro: OCA, 2016.
_______. Valor Adicionado Pelo Setor Audiovisual – Estudo Anual 2016 (ano-base 2014). Rio de Janeiro: OCA, 2016.
AUTRAN, A. O pensamento industrial cinematográfico brasileiro. Campinas: UNICAMP, 2004. Tese – Doutorado em Multimeios, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2004.
BENHAMOU, F. L’Èconomie de la Culture. Paris: La Découverte, 2004.
BOURDIEU, P. La Distinction: Critique Sociale du Jugement. Paris: Editions de Minuit, 1992.
CANÔNICO, Marco Aurélio. Burocracia trava bilhões arrecadados pela Ancine. Folha S. Paulo, 12 de dezembro de 2013. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/12/1382996-burocracia-trava-bilhoes-arrecadados-pela-ancine.shtml. Acesso em: 20 out. 2016.
CHANG, H. J. The Economics and Politics of Regulation. Cambridge Journal of Economics, 1997, 21, p. 703 – 728.
___________. The Political Economy of Industrial Policy. London: Macmillan Press, 1996.
COUTINHO, D. R. O Direito nas Políticas Públicas. In: MARQUES, E.; PIMENTA DE FARIA, M. A. (orgs). As Políticas Pública Como Campo Multidisciplinar. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora da Unesp/Editora Fiocruz, 2013.
FEIGENBAUM, H. The Political Economy of Cultural Diversity in Film and Television. In: SINGH, J. P. (org). International Cultural Policies and Power. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
HAYEK, F. The Road to Serfdom. London: Routledge, 2006.
HENNIG-THURAU, T. et al. Determinants of motion picture box office and profitability: an interrelationship approach. Review of Managerial Science, April 2007, v.1, i. I, p. 65-92.
LIMA, H. S. A Lei da TV Paga: Impactos no Mercado Audiovisual. São Paulo: USP, 2015. Dissertação – Mestrado em Meios e Processos Audiovisuais, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2015.
LIN, J. Y. Economic Development and Transition: Thought, Strategy, and Viability. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
MORAGAS, M. Políticas Culturales en Europa: Entre las Políticas de Comunicación y el Desarrollo Tecnológico. In: CANCLINI, N. G. Culturas en Globalización. Caracas: Nueva Sociedad, 1996.
ROCHA, G. Revolução do Cinema Novo. Rio de Janeiro: Alhambra/Embrafilme, 1981.
RODRIK, D. Industrial Policy: Don’t Ask Why, Ask How. Middle East Development Journal, 2009, v. 1, t. 1, p. 1 – 29.
SADOUL, G. História do Cinema Mundial, v. 1. Lisboa: Horizonte, 1983.
SCHATZ, T. The genius of the system – Hollywood filmmaking in the Studio Era. New York: Pantheon Books, 1988.
STIGLER, G. A Teoria da Regulação Econômica. In: MATTOS, P. et al. Regulação Econômica e Democracia: o Debate Norte-Americano. São Paulo: Editora 34, 2002.
STIVAL, F. Características Jurídicas do Mercado Brasileiro de Audiovisual: A Construção da Lei 12.485 de 2011 e seus Desdobramentos. São Paulo: FGV. Dissertação – Mestrado em Direito, Fundação Getúlio Vargas, 2014.
VOGEL, H. Entertainment Industry Economics. New York: Cambridge University Press, 2011.
REFERÊNCIAS NORMATIVAS
BRASIL. Ancine. Instrução Normativa nº 100, de 29 de maio de 2012.
_______. Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual. Resolução nº 01: Regimento Interno do CGFSA. Disponível em: http://fsa.ancine.gov.br/sites/default/files/resolucoes-cgfsa/RESOLUCAO_CGFSA_N_01-ano2008.pdf
_______. ________________________________________. Resolução nº 02: Documento de Diretrizes. Disponível em: http://fsa.ancine.gov.br/sites/default/files/resolucoes-cgfsa/RESOLUCAO_CGFSA_N_02-ano2008.pdf
_______. Constituição Federal de 1988.
_______. Lei nº 8.977, de 6 de janeiro de 1995.
_______. Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997.
_______. Lei nº 12.485, de 12 de setembro de 2011.
_______. Medida Provisória nº2.228-1, de 6 de setembro de 2001.
UNESCO. Conferencia Mundial Sobre las Políticas Culturales, 1982, Ciudad de México. Declaración de México Sobre las Políticas Culturales. Disponível em: http://portal.unesco.org/culture/es/files/35197/11919413801mexico_sp.pdf/mexico_sp.pdf
________. Convention on the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions. Paris: UNESCO, 2005.
________. Universal Declaration on Cultural Diversity. In: ________. Resolutions, v. 1. Paris: UNESCO, 2002 , p. 61 – 64.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.