Luxos verdes na publicidade imobiliária de João Pessoa/PB
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.513124-141Abstract
“Entre o verde e o mar, um lugar para viver!” é um dos argumentos de venda do Residencial Greenmare, um condomínio-clube vertical voltado ao segmento de alto padrão, lançado em 2011 no bairro Altiplano Nobre em João Pessoa, capital da Paraíba. A cor verde e os simbolismos associados ao mar, à “natureza” e à sustentabilidade aparecem em muitas frases que remetem ao conforto, exclusividade e bem-estar. Pontua-se que, nos anos mais recentes, a raridade da natureza passou a representar um diferencial estratégico e vem sendo encarada como um potente recurso mercadológico, que consolida o que neste trabalho é tratado como valor-signo “verde”. A presente pesquisa empírica reflete, portanto, sobre a transformação da “natureza” em uma mercadoria na retórica ecológica adotada pela publicidade imobiliária em João Pessoa (PB), sendo o corpus de análise composto por 165 materiais promocionais de empreendimentos de alto padrão lançados nos últimos anos (2000-2018). A análise do conteúdo das narrativas, slogans e imagens, permite inferir que, em muitos casos, a mercadoria “natureza” é usada como apelo persuasivo de vendas e vem sendo tratada como um “luxo verde”. Argumenta-se que, ao mobilizar as noções de distinção e privilégio, os elementos simbólicos da natureza “rara” usados pela publicidade imobiliária classificam, fragmentam, elitizam e segregam simbolicamente os segumentos sociais e, assim, buscam transformar a compra, a posse e o uso da moradia contemporânea “sustentável” em um novo tipo de marcador social hierárquico.References
ALEXANDER, Jeffrey C. Iconic Consciousness: The Material Feeling of Meaning. Thesis Eleven, 103, n. 1, p. 10-25, 2010.
_____. Iconic Power and Performance: the role of the critic. In: ALEXANDER, J. C.; BARTMAŃSKI, D.; GIESEN, B. (Org.). Iconic Power: materiality and meaning in social life. New York: Palgrave Macmillan, 2012, cap. 2, p. 25-38.
ALLIANCE Construtora. Materiais promocionais do Greenmare Club Residence (2013). Disponível em: <https://alliance.com.br/imovel/greenmare-club-residence>. Acesso em: 16 jun. 2017.
APPADURAI, Arjun. A Vida Social das Coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Ed. UFF, 2008 [1986]. 399p.
ATLANTIS Construtora. Materiais promocionais do Atlantis Cabo Verde. Disponível em: <http://construtoraatlantis.com.br/wp-content/uploads/2016/07/cabo-verde_book.pdf>. Acesso em: 06 maio 2017.
BARBOSA, Adauto Gomes. O marketing imobiliário à luz da estética da mercadoria. Mercator [online], Revista de Geografia da UFC, Fortaleza, CE, v. 16, p. 1-13, 2017. Disponível em: <http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/ 1683/727>. Acesso em: 20 maio 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229p.
BARTMAŃSKI, Dominik; ALEXANDER, Jeffrey C. Introduction: Materiality and Meaning in Social Life - toward an iconic turn in cultural sociology. In: ALEXANDER, J. C.; BARTMAŃSKI, D.; GIESEN, B. (org). Iconic Power: materiality and meaning in social life. New York: Palgrave Macmillan, 2012, p. 1-14.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma Crítica da Economia Política do Signo. Rio de Janeiro: Elfos; Lisboa: Edições 70, 1995 [1972]. 270p.
_____. A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70, 2014 [1970].
BURAWOY, Michael. Por uma Sociologia Pública (Tradução: Rui Gomes de Mattos de Mesquita, do original “For Public Sociology”, publicado em American Sociological Review, v. 70, n.1, p. 4-28, Feb./2005). Política & Trabalho, Revista de Ciências Sociais, n. 25, p. 9-50, out./2006.
CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e Espírito do Consumismo Moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001 [1987].
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997. 238p.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB, 2001 [1992]. 316p.
GRUPO HOLANDA. Materiais promocionais do Holanda’s Garden Place (2012). Disponível em: <http://www.grupoholanda.com.br/imovel/holandas-garden/#empreendimento> e <http://www.holandasgarden.com.br/>. Acesso em: 03 abr. 2017.
JCP - Construções e Incorporações. Materiais Promocionais do Solar Tambaú. Disponível em: <http://www.solartambau.com.br/>. Acesso em: 05 abr. 2017.
LEFEBVRE, Henri. A Produção do Espaço. (Tradução: Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Original: “La production de l’espace”). Paris: Éditions Anthropos, 2000.
SAHLINS, Marshall. Cultura e Razão Prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003 [1976]. 231p.
TWS Construtora. Materiais promocionais do Tours Mont-Blanc. Disponível em: <http://www.tws-empreendimentos.com.br/empreendimento/tours-mont-blanc/>. Acesso em: 15 maio 2017.
VAINER, Carlos B. Pátria, Empresa e Mercadoria: notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: ARANTES, O.; VAINER, C.; MARICATO, E. (Org.). A Cidade do Pensamento Único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 75-104.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.