Educação superior e profissionalização de trabalhadores criativos: estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.51533-57Abstract
O mercado global de bens criativos mais do que dobrou de tamanho de 2002 a 2015 (UNCTAD, 2018), sinalizando o potencial de crescimento deste setor, bem como a premência de qualificação dos trabalhadores criativos. A despeito de algumas características do mercado de trabalho criativo: poucas exigências de acreditação profissional por parte das indústrias criativas e atribuição da capacitação dos trabalhadores ao autoaprendizado/talento/vocação, a literatura tem mostrado que a educação superior tem um importante papel no desempenho da economia criativa. Neste cenário, o presente artigo visa a retratar e a caracterizar, por meio de levantamento bilbiométrico e sociométrico, as publicações sobre educação superior e profissionalização de trabalhadores criativos, no período de 2008 a 2019. Resultados mostram que metade dos estudos encontrados foi realizada no Reino Unido e na Austrália, países pioneiros nos investimentos em Economia Criativa. A densidade média da rede de colaboração de pesquisadores é de apenas 1,3%, o que evidencia o seu grau de dispersão. A base Taylor & Francis Online comporta 70,82% dos artigos encontrados, seguida da Sage, com 19,44%; as duas bases brasileiras (Spell e Scielo) somadas não alcançam 9% dos achados, o que revela a incipiência destes estudos no país. MuReferences
ABDALLA, K G M Z et al. Pensando Contabilidade: um estudo bibliométrico e sociométrico da produção científica da Revista Pensar Contábil no Período 2006-2012. Pensar Contábil, v. 16, n. 59, p. 30–38, 2014. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/31235/pensando-contabilidade -um-estudo-bibliometrico-e-sociometrico-da-producao-cientifica-da-revista-pensar-contabil-no-periodo-2006-2012>.
ARAÚJO, Carlos Alberto. Bibliometria: evolução histórica e questões atuaisNo Title. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11–32, 2006.
BANKS, Mark; HESMONDHALGH, David. Looking for work in creative industries policy. International Journal of Cultural Policy, v. 15, n. 4, p. 415–430, 2009. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10286630902923323>.
BENDASSOLLI, Pedro F et al. Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 49, n. 1, p. 10–18, mar. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902009000100003&lng=pt&tlng=pt>.
BENNEWORTH, Paul; DAUNCEY, Hugh. Cultural policy, creative clusters and the complexity of higher education: notes from the case of Enjmin in Angoulême, France. International Journal of Cultural Policy, v. 22, n. 1, p. 80–99, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/10286632.2015.1101083>.
BORGATTI, S. P., EVERETT, M. G., & Johnson. Borgatti, S. P., Everett, M. G., & Johnson, J. C. (2013). Analyzing Social Networks. The Journal of Mathematical Sociology, v. 39, n. 3, p. 221–222, 3 jul. 2015. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0022250X.2015.1053371>.
BORGMAN, Christine L.; FURNER, Jonathan. Scholarly communication and bibliometrics. Annual Review of Information Science and Technology, v. 36, n. 1, p. 2–72, 1 fev. 2005. Disponível em: <http://doi.wiley.com/10.1002/aris.1440360102>.
BRIDGSTOCK, Ruth et al. Creative graduate pathways within and beyond the creative industries. Journal of Education and Work, v. 28, n. 4, p. 333–345, 4 jul. 2015. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13639080.2014.997682>.
BRIDGSTOCK, Ruth. Skills for creative industries graduate success. Education + Training, v. 53, n. 1, p. 9–26, 2011.
BRIDGSTOCK, Ruth; CUNNINGHAM, Stuart. Creative labour and graduate outcomes: implications for higher education and cultural policy. International Journal of Cultural Policy, v. 22, n. 1, p. 10–26, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/10286632.2015.1101086>.
BRIDGSTOCK, Ruth; JACKSON, Denise. Strategic institutional approaches to graduate employability: navigating meanings, measurements and what really matters. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 41, n. 5, p. 468–484, 3 set. 2019. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1360080X.2019.1646378>.
CASACUBERTA, Carlos; GANDELMAN, Néstor. Multiple job holding: the artist’s labour supply approach. Applied Economics, v. 44, n. 3, p. 323–337, jan. 2012. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00036846.2010.508719>.
CHUEKE, Gabriel Vouga; AMATUCCI, Marcos. O que é bibliometria? Uma introdução ao Fórum. Internext, v. 10, n. 2, p. 1, 9 set. 2015. Disponível em: <http://internext.espm.br/index.php/internext/article/view/330>.
COMUNIAN, Roberta; CHAPAIN, Caroline; CLIFTON, Nick. Creative industries & creative policies: A European perspective? City, Culture and Society, v. 5, n. 2, p. 51–53, 2014.
COMUNIAN, Roberta; OOI, Can Seng. Global aspirations and local talent: the development of creative higher education in Singapore. International Journal of Cultural Policy, v. 22, n. 1, p. 58–79, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/10286632.2015.1101085>.
COMUNIAN, Roberta; TAYLOR, Calvin; SMITH, David N. The Role of Universities in the Regional Creative Economies of the UK: Hidden Protagonists and the Challenge of Knowledge Transfer. European Planning Studies, v. 22, n. 12, p. 2456–2476, 2014.
EASTON, Eliza; DJUMALIEVA, Jyldyz. Creativity and the future of skills. . London: [s.n.], 2018. Disponível em: <https://www.nesta.org.uk/>.
FAGGIAN, Alessandra et al. Bohemian Graduates in the UK: Disciplines and Location Determinants of Creative Careers. Regional Studies, v. 47, n. 2, p. 183–200, 2013. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00343404.2012.665990>.
FLORIDA, Richard. Título: Regions and Universities Together Can Foster a Creative Economy Autor(es): Richard Florida Fonte: v. 4, p. 3–7, 2006.
GILMORE, Abigail; COMUNIAN, Roberta. Beyond the campus: higher education, cultural policy and the creative economy. International Journal of Cultural Policy, v. 22, n. 1, p. 1–9, 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/10286632.2015.1101089>.
HAUKKA, Sandra. Education-to-work transitions of aspiring creatives. Cultural Trends, v. 20, n. 1, p. 41–64, 2011.
INSTITUTE FOR THE FUTURE. Future Work Skills 2020. . Switzerland: [s.n.], 2011. Disponível em: <https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2018>.
JOHN HOWKINS. The creative economy: How people make money from ideas. 1a-edição ed. London: [s.n.], 2001.
LAZZERETTI, Luciana; CAPONE, Francesco; INNOCENTI, Niccolò. Exploring the intellectual structure of creative economy research and local economic development: a co-citation analysis. European Planning Studies, v. 25, n. 10, p. 1693–1713, 3 out. 2017. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09654313.2017.1337728>.
LIU, Chih-Hsing. The effects of innovation alliance on network structure and density of cluster. Expert Systems with Applications, v. 38, n. 1, p. 299–305, jan. 2011. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S0957417410005683>.
MAX, Cristiano et al. Mapeamento dos Cursos de Graduação dos Setores Criativos nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas 1. p. 353–375, 2017.
MCWILLIAM, Erica; HEARN, Greg; HASEMAN, Brad. Transdisciplinarity for creative futures: what barriers and opportunities? Innovations in Education and Teaching International, v. 45, n. 3, p. 247–253, ago. 2008. Disponível em: <http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14703290802176097>.
MORETON, Simon. Contributing to the creative economy imaginary: universities and the creative sector. Cultural Trends, v. 27, n. 5, p. 327–338, 2018. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09548963.2018.1534575>.
NOONAN, Daniel Ashton and Catriona. Cultural Work and Higher Education. Basingstoke and New York: Macmillan, Palgrave, 2013.
REIS, Ana Carla Fonseca. Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento.No Title. São Paulo: Iatú Cutural, 2008.
RIBEIRO, Lourdes Carniello; RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius Vicente. INFORMAL SOCIAL NETWORK AND TECHNICAL KNOWLEDGE TRANSFER IN R&D. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 22, n. 3, p. 280–311, dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112016000300280&lng=en&tlng=en>.
SERRA, Neusa; SAAD FERNANDEZ, Rafael. ECONOMIA CRIATIVA: DA DISCUSSÃO DO CONCEITO À FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Review of Administration and Innovation - RAI, v. 11, n. 4, p. 355, 10 jan. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rai/article/view/110253>.
SILVA, Antonio Braz de Oliveira e et al. Análise de redes sociais como metodologia de apoio para a discussão da interdisciplinaridade na ciência da informação. Ciência da Informação, v. 35, n. 1, p. 72–93, abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652006000100009&lng=pt&tlng=pt>.
SMITH, David N. Academics, the “cultural third mission” and the BBC: forgotten histories of knowledge creation, transformation and impact. Studies in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 663–677, 2013.
THROSBY, David. A Work-Preference Model of Artist Behaviour. Cultural Economics And Cultural Policies. Dordrecht: Springer Netherlands, 1994. p. 69–80. Disponível em: <http://www.springerlink.com/index/10.1007/978-94-011-1140-9_6>.
UNCTAD-UNITED NATIONS CONFERENCE FOR TRADE AND DEVELOPMENT. Creative Economy Outlook: Trends in international trade in creative industries. . Geneva: [s.n.], 2018. Disponível em: <https://unctad.org/en/pages/PublicationWebflyer.aspx?publicationid=2328>.
WORLD ECONOMIC FORUM. The Future of Jobs Report. . Switzerland: [s.n.], 2018.
ZHANG, Songyan; FANG, Yuxiao. Research on Construction Project Organization Based on Social Network Analysis. Wireless Personal Communications, v. 102, n. 2, p. 1867–1877, 16 set. 2018. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s11277-018-5242-3>.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.