A cidade do Rio de Janeiro, a praia e o biquíni: uma receita de moda.
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.1326-38Abstract
O artigo tem como proposta demostrar como a moda praia tornou-se um componente genuíno e valorizado da economia criativa brasileira e produto de uma determinada cultura. Visa também apresentar a cidade do Rio de Janeiro como a paisagem capital para o surgimento da referida moda. O trabalho pressupõe três vetores fundamentais para a conformação de uma cultura praiana que resulta na produção dos objetos de moda praia; o primeiro a conformação geográfica da cidade e seus espaços habitados, o segundo a imbricação das três matrizes étnicas brasileira e o terceiro o processo de conformação de uma identidade cultural.
References
BOURDIEU, P.; DELSAUT, Y. O costureiro e sua grife: contribuição para uma teoria da magia. Actes
de la Recherche en Sciences Sociales, [s.l.], v. 1, n. 1, p.7-36, jan. 1975.
CASTRO, R. Chega de saudade. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
CHACAL. Posto nove, pedaço de mau caminho. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998. (Coleção
Cantos do Rio (Rio Arte)).
COLE, D. J. Patrimoine et innovation: Charles Frederick Worth, John Redfern ou la naissance de la
mode moderne. Mode de Recherche, Paris, v. 16, p. 7-39, jun. 2011.
CORBIN, A. O território do vazio: a praia e o imaginário ocidental. São Paulo: Companhia das Letras,
COSTA GOMES, P. C. da. A condição urbana: ensaios de geopolítica da cidade. Rio de Janeiro:
Bertrand Brasil, 2002.
GODART, F. La créativité souce de soft power pour la France? Le cas de Paris et la mode. Mode de
Recherche, Paris, v. 22, p.10-16, dez. 2015.
GODART, F. Sociologie de la mode. Paris: Éditions la Découverte, 2010.
JACOMET, D. Mode, textile e mondialisation. Paris: Economica, 2007.
KNIERBEIN, S. Playas urbanas como espacios públicos: el caso Rio de Janeiro. Disponível em: < http://
docplayer.es/10991337-Playas-urbanas-como-espacios-publicos.html> Acesso em: 23 out. 2016.
NEVES, M. de S. Brasil, acertai vossos ponteiros. Rio de Janeiro: MAST, 1991.
RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1985.
RANTISI, N M. The ascendance of New York Fashion. International Journal of Urban and Regional
Research. [S.l.], v. 28, n. 1, p. 86-116, mar. 2004.
SEELING, C. Moda: o século dos estilistas - 1900-1999. Lisboa: Konemann, 1999.
VILLAÇA, N. Corpo à moda mídia na cidade do Rio de janeiro. Disponível em: < www.pos.eco.ufrj.br/
site/download.php?arquivo=upload/nvillaca_2.pdf _2.pdf>. Acesso em: 23 out. 2016.
WENTING, R. Spinoff dynamics and the spatial formation of the fashion design industry, 1858-
Journal of Economic Geography, [s.l.], v. 8, n. 5, p.593-614, 21 jul. 2008. Oxford University
Press (OUP). Disponível em: <http://papers.ssrn.com/sol3/ papers.cfm?abstract_id=1227967>. Acesso
em: 1 nov. 2016.
ZAOUAL, H. Nova economia das iniciativas locais. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.