O processo de criação de narrativas entre estudantes de graduação de Design/Animação
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.61832-42Resumo
De que forma os estudantes do Ensino Superior, em cursos voltados para a animação, experimentam e vivenciam a arte de criar histórias, narrativas e roteiros? Como lidam com o entendimento e o processo de elaboração dos itens de uma bíblia de produção/comercialização de séries de animação? De que forma o processo impacta na sua experiência universitária/profissional e no dia a dia como consumidor de animação? Com o objetivo de responder tais perguntas, uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativa foi realizada junto a um grupo de estudantes egressos do 5º período do curso de Design, com ênfase em animação, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), unidade Rio de Janeiro, que havia participado da disciplina Projeto V: Storytelling, Transmídia e Advergames. Os dados apurados revelam que os estudantes têm uma percepção positiva do processo de construção de narrativas, compreendendo os meandros da criação, o que oportuniza novos olhares e conhecimentos acadêmicos e profissionais.
Referências
BAUER, M.W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: M.W. Bauer e G. Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
COMPARATO, DOC. Da criação ao roteiro. São Paulo: Summus, 2009.
DIGITAL VECTOR. Global animation industry: strategies, trends & opportunities. [S.l.], 2017.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MCKEE, Robert. Story. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
MINAYO, M.C. de S. (Org..). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MORDOR INTELLIGENCE. Animation and vfx market - growth, trends, covid-19 impact, and forecasts (2021 - 2026). Disponível em: https://www.mordorintelligence. com/industry-reports/animation-and-vfx-market?gclid=EAIaIQobChMI1I70rfmI8QIvo gmICR2dZwwkEAAYASAAEgIsL_D_BwE. Acesso em: 8. Jun. 2021.
MOVSHOVITZ, Dean. Pixar Storytelling. USA, 2015.
NESTERIUK, Sergio. Dramaturgia de série de animação. São Paulo: Sergio Nesteriuk, 2011.
NIKO, Diego; ZENDRON, Patrícia. O mercado consumidor de animação no Brasil. BNDES Set., Rio de Janeiro, v. 25, n. 49, p. 7-27, mar. 2019.
RODRIGUES, SONIA. Como escrever séries. São Paulo: Aleph, 2014.
SNYDER, Blake. Save the Cat! Michigan: Sheridan Books, 2005.
SURRELL, Jason. Os segredos dos roteiros da Disney. São Paulo: Panda Books, 2009.
TAVARES, Marcus. Impasses na construção da política pública de produção audiovisual para crianças e adolescentes nos anos 2000. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2013.
TUBAU, Daniel. Las paradojas del guionista. Barcelona: Alba Editorial, 2006.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. São Paulo: Aleph, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.