O processo de criação de narrativas entre estudantes de graduação de Design/Animação

Autores

  • Marcus Tadeu Tavares Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RIO)

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.61832-42

Resumo

De que forma os estudantes do Ensino Superior, em cursos voltados para a animação, experimentam e vivenciam a arte de criar histórias, narrativas e roteiros? Como lidam com o entendimento e o processo de elaboração dos itens de uma bíblia de produção/comercialização de séries de animação? De que forma o processo impacta na sua experiência universitária/profissional e no dia a dia como consumidor de animação? Com o objetivo de responder tais perguntas, uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativa foi realizada junto a um grupo de estudantes egressos do 5º período do curso de Design, com ênfase em animação, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), unidade Rio de Janeiro, que havia participado da disciplina Projeto V: Storytelling, Transmídia e Advergames. Os dados apurados revelam que os estudantes têm uma percepção positiva do processo de construção de narrativas, compreendendo os meandros da criação, o que oportuniza novos olhares e conhecimentos acadêmicos e profissionais.

Biografia do Autor

Marcus Tadeu Tavares, Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RIO)

[1] Jornalista e professor. Dr. em Educação pela PUC-Rio. Leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), desde 2014. Na instituição, está à frente da coordenação do Programa de Iniciação Científica (PIC/PIBIC-ESPM-Rio). Também atua como professor na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da Rede Faetec, da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Rio de Janeiro, desde 2001. É pesquisador associado ao Grupem – Grupo de Mídia e Educação da PUC-Rio.

O processo de criação de narrativas entre

estudantes de graduação de Design/Animação

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Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Dossiê SEANIMA#2