O processo de criação de narrativas entre estudantes de graduação de Design/Animação
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.61832-42Abstract
De que forma os estudantes do Ensino Superior, em cursos voltados para a animação, experimentam e vivenciam a arte de criar histórias, narrativas e roteiros? Como lidam com o entendimento e o processo de elaboração dos itens de uma bíblia de produção/comercialização de séries de animação? De que forma o processo impacta na sua experiência universitária/profissional e no dia a dia como consumidor de animação? Com o objetivo de responder tais perguntas, uma pesquisa de caráter exploratório e quantitativa foi realizada junto a um grupo de estudantes egressos do 5º período do curso de Design, com ênfase em animação, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), unidade Rio de Janeiro, que havia participado da disciplina Projeto V: Storytelling, Transmídia e Advergames. Os dados apurados revelam que os estudantes têm uma percepção positiva do processo de construção de narrativas, compreendendo os meandros da criação, o que oportuniza novos olhares e conhecimentos acadêmicos e profissionais.
References
BAUER, M.W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: M.W. Bauer e G. Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.
COMPARATO, DOC. Da criação ao roteiro. São Paulo: Summus, 2009.
DIGITAL VECTOR. Global animation industry: strategies, trends & opportunities. [S.l.], 2017.
FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JENKINS, Henry. Cultura da Conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
MANGUEL, Alberto. A cidade das palavras. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
MCKEE, Robert. Story. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
MINAYO, M.C. de S. (Org..). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MORDOR INTELLIGENCE. Animation and vfx market - growth, trends, covid-19 impact, and forecasts (2021 - 2026). Disponível em: https://www.mordorintelligence. com/industry-reports/animation-and-vfx-market?gclid=EAIaIQobChMI1I70rfmI8QIvo gmICR2dZwwkEAAYASAAEgIsL_D_BwE. Acesso em: 8. Jun. 2021.
MOVSHOVITZ, Dean. Pixar Storytelling. USA, 2015.
NESTERIUK, Sergio. Dramaturgia de série de animação. São Paulo: Sergio Nesteriuk, 2011.
NIKO, Diego; ZENDRON, Patrícia. O mercado consumidor de animação no Brasil. BNDES Set., Rio de Janeiro, v. 25, n. 49, p. 7-27, mar. 2019.
RODRIGUES, SONIA. Como escrever séries. São Paulo: Aleph, 2014.
SNYDER, Blake. Save the Cat! Michigan: Sheridan Books, 2005.
SURRELL, Jason. Os segredos dos roteiros da Disney. São Paulo: Panda Books, 2009.
TAVARES, Marcus. Impasses na construção da política pública de produção audiovisual para crianças e adolescentes nos anos 2000. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação, 2013.
TUBAU, Daniel. Las paradojas del guionista. Barcelona: Alba Editorial, 2006.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2005.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. São Paulo: Aleph, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.