Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise

Autores

  • Sandro Ruduit Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.

Resumo

Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos.

Biografia do Autor

Sandro Ruduit Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado no Departamento de Sociologia e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFRGS.

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Publicado

2022-06-01