Turismo & pandemia: o repensar do turismo nos Vales da Uva Goethe (SC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.71946-64

Resumo

O Turismo, ao mesmo tempo que foi um dos responsáveis pela disseminação da COVID-19, foi também um dos mais impactados pelas medidas necessárias para sua contenção (como fechamentos, barreiras sanitárias, limitações de atividades e público, etc.). Por outro lado, pode ser parte da solução para reparar economias em um contexto pós-pandêmico. Essa oportunidade, contudo, vem acompanhada de novas demandas do consumidor, bem como do meio acadêmico que já vinha apresentando algumas críticas com relação a determinados modelos de massa. Em decorrência de tais demandas, o reinício do Turismo tende a priorizar destinos mais próximos dos núcleos emissores de turistas e que oportunizem vivências em espaços amplos e, de preferência, ao ar livre. Diante desse cenário, analisar como estão destinos com essa característica e se estão se preparando para esse momento (que ainda é futuro no país), pode ser relevante. Assim, o presente trabalho objetivou verificar as alterações decorrentes da pandemia da COVID-19 no enoturismo dos Vales da Uva Goethe. Essa região detém indicação geográfica para vinhos e espumantes, elaborados com uma uva híbrida e endêmica, e se situa entre o litoral e a serra catarinense podendo ser uma alternativa de destino dentro das tendências apontadas. O estudo de caso exploratório-descritivo teve coleta de dados por meio de análise documental, entrevistas e observação direta in loco. Os resultados apontam que o período de pandemia, apesar de ter trazido aumento de custos e períodos de fechamento, oportunizou um repensar e até renovar, já que se encontraram novas atividades, parcerias público-privadas e reformas.   

Biografia do Autor

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Adjunta no curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas (PPGCSA/UEPG); é Líder do Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo (MarkTur/UEPG), Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP) e do Grupo de Pesquisa Ordenação Territorial e Competitividade em Turismo (UEPG). 

Adriana Carvalho Pinto Vieira

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2009)

Hellen Vitória Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Acadêmica do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Bolsista de Iniciação Científica em Projeto Financiado pela Fundação Araucária/CNPq e participante do Centro de Estudos em Gestão Estratégica de Marketing em Turismo (MarkTur/UEPG)

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Publicado

2022-05-26

Edição

Seção

Dossiê Turismo, Industrias e Cidades Criativas e as Novas Economias