O bebê mediado e midiatizado: a vida encenada dos “pequenos Trumans”

Autores

  • Bianca Leite Dramali Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Consumo. Gravidez. Bebê. Midiatização. Estetização.

Resumo

Este artigo representa uma parte das descobertas de minha pesquisa de doutorado, acerca da relação entre gravidez e consumo. O que apresento aqui tem por objetivo discutir o imperativo da visibilidade como condição de existência na contemporaneidade. Neste contexto, as gestações imbricadas pelo consumo, fazem com que os bebês nasçam mesmo antes de seus partos. Os bebês existem como imagens, mediados também por objetos e midiatizados em suas vidas intrauterinas. A jornada seriada e digitalizada da gravidez é, ao mesmo tempo, elemento de pedagogização de consumo para um modelo de gestação, como também objeto de entretenimento. Qualquer semelhança com o filme O Show de Truman, não nos parece ser mera coincidência. Tais descobertas foram possíveis a partir de metodologia que contou com pesquisa de inspiração etnográfica, em visitas aos quartos dos bebês em gestação; monitoramento de hashtags em redes sociais (Instagram e Facebook); e busca das mesmas palavras-chave em vídeos do YouTube. Os conceitos aqui apresentados de mediação e midiatização são, respectivamente, os propostos por Santaella (2004) e Prado (2013). E as bases teóricas para discussão dos conceitos de visibilidade e estetização decorrem das obras de Sibilia (2008); Aubert e Haroche (2013); Lipovetsky e Serroy (2015).

Biografia do Autor

Bianca Leite Dramali, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutora e mestre em Comunicação pela PUC-Rio. Professora de graduação em disciplinas de marketing e comportamento do consumidor na ESPM-Rio. Professora de pós-graduação no curso de Estratégias e Teorias do Consumona ESPM-Rio. Pesquisadora do ReC - Grupo de Pesquisa Retórica do Consumo. MBA em Administração e Sistemas de Informação pela UFF. Graduada em Publicidade pela UFF.

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Publicado

2022-06-09

Edição

Seção

Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.