O bebê mediado e midiatizado: a vida encenada dos “pequenos Trumans”
Palavras-chave:
Consumo. Gravidez. Bebê. Midiatização. Estetização.Resumo
Este artigo representa uma parte das descobertas de minha pesquisa de doutorado, acerca da relação entre gravidez e consumo. O que apresento aqui tem por objetivo discutir o imperativo da visibilidade como condição de existência na contemporaneidade. Neste contexto, as gestações imbricadas pelo consumo, fazem com que os bebês nasçam mesmo antes de seus partos. Os bebês existem como imagens, mediados também por objetos e midiatizados em suas vidas intrauterinas. A jornada seriada e digitalizada da gravidez é, ao mesmo tempo, elemento de pedagogização de consumo para um modelo de gestação, como também objeto de entretenimento. Qualquer semelhança com o filme O Show de Truman, não nos parece ser mera coincidência. Tais descobertas foram possíveis a partir de metodologia que contou com pesquisa de inspiração etnográfica, em visitas aos quartos dos bebês em gestação; monitoramento de hashtags em redes sociais (Instagram e Facebook); e busca das mesmas palavras-chave em vídeos do YouTube. Os conceitos aqui apresentados de mediação e midiatização são, respectivamente, os propostos por Santaella (2004) e Prado (2013). E as bases teóricas para discussão dos conceitos de visibilidade e estetização decorrem das obras de Sibilia (2008); Aubert e Haroche (2013); Lipovetsky e Serroy (2015).
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