A produção de design nas indústrias criativas: crítica à lógica capitalista neoliberal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92592-112

Palavras-chave:

Campo do design , Capitalismo, Criatividade, Crítica, Indústria criativa

Resumo

Neste estudo, o trabalho do designer é considerado uma práxis projetual orientada pela lógicadialética, ou seja, é moldada e, ao mesmo tempo, molda o trabalho criativo capitalista. Por meiode uma análise social crítica, é evidenciada a dimensão mercadológica de noções socioeconômicasimperativas no Campo do Design e como estas o impactam, uma vez que o entendimento do atode criar vigente é tecnocrático. Para desenvolver esta investigação, inicia-se com uma apresen-tação do pensamento econômico-político do modo de produção capitalista e sua determinaçãona instância de produção, além do viés crítico que surge como contestação a essa configuração.Em seguida, traça-se o processo histórico do entendimento de “criatividade” e sua influência noCampo do Design. Por último, contextualiza-se a atualidade hegemônica do capitalismo tardio,as Indústrias Criativas, com uma breve análise da Adobe Inc. e sua influência na digitalização dotrabalho no Campo do Design. Com os resultados obtidos nessa análise crítica, evidencia-se a im-portância de observar implicações de fenômenos sociais na práxis do projetar e como o processocriativo é impactado pela materialidade e historicidade das circunstâncias nas quais está inserido.

Biografia do Autor

Fabiana Heinrich, UFRJ

Fabiana Heinrich é Professora Adjunta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD), o qual coordena atualmente (2023-2025), e no curso de Comunicação Visual Design (CVD), o qual coordenou de 2021 a 2023. É ainda coordenadora do LABCRIT: Laboratório de Produções Críticas em Design. Possui os títulos de Doutora e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2018 e 2013), com financiamento CAPES, e Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2008). Durante o doutorado, foi pesquisadora visitante no Department of German Studies da Brown University (2015), pelo programa de convênio PUC-Rio - Brown University, e realizou doutorado-sanduíche no Department of History of Art + Visual Culture da Rhode Island School of Design - RISD (2017-2018), pelo programa PDSE-CAPES. Ainda durante o doutorado, foi selecionada para o 2016 ICSI Summer Seminar no Institute for Critical Social Inquiry da The New School for Social Research. Tem experiência em projetos de Design Digital e Gráfico para clientes nacionais e internacionais como freelancer e nas empresas Conrad Caine GmbH (2009-2013) e Nodo (2013-2014). Tem interesse nas áreas de Crítica Social do Design, Imagem, Metodologias de Projeto, Tecnologias Digitais, Teoria do Design e Trabalho Digital.

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Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

Artigos