As artes cênicas no contexto da Economia Criativa de Belo Horizonte

Autores

  • Yuri Simon da Silveira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Giselle Hissa Safar Universidade do Estado de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-4697-2916
  • Maria Regina Álvares Correia Dias Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.102894-111

Palavras-chave:

Capacitação, Belo Horizonte, Economia Criativa, Tecnologias da cena, Artes cênicas

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre a oferta de capacitação em artes cênicas, especificamente em tecnologias da cena, na cidade de Belo Horizonte, metrópole que tem se desenvolvido significativamente como polo de turismo de eventos, tanto de negócios quanto culturais. Por meio de uma revisão bibliográfica, confirmou-se a presença das artes cênicas entre os segmentos da Economia Criativa, área recente e de grande potencial econômico, bem como confirmou-se a importância das atividades criativas para os desenvolvimentos local e regional. No entanto, foram identificados alguns entraves para seu desenvolvimento no Brasil, entre eles, a falta de com- petências e de profissionais especializados que possam ampliar os resultados econômicos, sociais e culturais das regiões brasileiras. Nesse sentido, e dessa vez por meio de pesquisa exploratória, foram buscadas, em Belo Horizonte, as possibilidades existentes de formação de profissionais em tecnologias da cena, entendida esta como planejamento, concepção, projeto e detalhamento de configurações, ambientes e estruturas no âmbito das artes cênicas, compreendendo os projetos de iluminação, sonorização, cenografia e figurino de espetáculos teatrais e afins. A pesquisa confirmou a carência de ofertas regulares de capacitação, o que sugere a oportunidade para que propostas nesse sentido sejam feitas em benefício das artes cênicas, particularmente, e da economia criativa belo-horizontina e mineira de modo geral.

Biografia do Autor

Yuri Simon da Silveira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Design de Produto pela Escola de Design da UEMG, com pesquisa em Design Cênico, Mestre (2017) e Doutorando em Design. Possui Especialização em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard - UEMG, com pesquisa em Cenografia Contemporânea. É professor nos cursos de graduação da Escola de Design da UEMG, foi professor de Iniciação Teatral na Faculdade de Sabará e em vários cursos livres. Tem experiência nas áreas de Cultura, Design, Artes (com ênfase em Teatro), e trabalha no mercado na área de Expografia, Produção de Arte e Cultura, Iluminação cênica, Cenografia e Encenação Teatral.

Giselle Hissa Safar, Universidade do Estado de Minas Gerais

Arquiteta, com especialização em Metodologia do Ensino Superior (FUMA), mestre em Engenharia de Produção (UFMG) e doutorada em Design (2020) pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. É professora aposentada da Escola de Design na qual ministrou, desde 1983, História da Arte e História do Design tendo ainda sido coordenadora do Curso de Design de Produto (2000/2004), Diretora (2004/2008), Coordenadora de Extensão (2008-2016) e Pró-Reitora de Extensão da UEMG (2016-2018). Suas áreas de interesse são história do design em geral, história do mobiliário, história da joia e mulheres no design.

Maria Regina Álvares Correia Dias, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduada em Design Industrial pela FUMA/MG, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento na UFSC. É professora nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também coordena o Centro de Estudos de Teoria, Cultura e Pesquisa. Atuou como designer no LBDI, em Florianópolis, Itautec, Paradesign, Ethermídia e Pixeldesign. Áreas de pesquisa: História do design; Materiais, linguagem e design; Teoria, cultura e do Design; Métodos e inovação em design; Ergonomia, usabilidade e Interfaces.

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Publicado

2025-05-26

Edição

Seção

Artigos