Viva a chuva: um estudo dos mecanismos publicitários de persuasão
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.2439-51Abstract
Persuasão é um tema central na publicidade, no meio profissional e no meio acadêmico. O presente artigo analisa um anúncio do Shopping Mueller de Joinville, situado nessa que é a maior cidade de Santa Catarina. A análise busca identificar e descrever os mecanismos de convencimento inscritos no anúncio. Isso é feito a partir de um quadro teórico que conjuga conceitos de psicologia social e de semiótica. Em um primeiro momento, busca-se identificar os componentes psicossociais da estratégia persuasiva do anúncio. Para em seguida descrever semioticamente esses componentes, isto é, descrever como foram materializados no anúncio, através de quais signos (figurativos, linguísticos ou plásticos). O Shopping Mueller é uma referência para Joinville e também para a região norte do estado. Revelar suas estratégias persuasivas é uma maneira de indicar e explicar as razões de seu sucesso.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SHOPPING CENTERS – ABRASCE. Definições e convenções, 5 fev. 2016. Disponível em: <http://www.portaldoshopping.com.br/monitoramento/definicoes-e-convencoes>. Acesso em: 28 ago. 2016.
CARRASCOZA, J. A. A evolução do texto publicitário: a associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. 5.ed. São Paulo: Futura, 2004.
CERIMÔNIA do Top Of Mind premia… A Notícia, Joinville, 2 jun. 2016. Disponível em: <http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/economia/noticia/2016/06/cerimonia-do-top-of-mind-premia-as-marcas-mais-lembradas-pelos-consumidores-catarinenses-5825023.html>. Acesso em: 15 jul. 2016.
CHUVA já completa 40 dias... A Notícia, Joinville, 3 nov. 2015. Disponível em: <http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2015/11/chuva-ja-completa-40-dias-consecutivos-em-joinville-e-deve-continuar-durante-a-semana-4893456.html>. Acesso em 16 jul. 2016.
CIALDINI, R. B. As armas da persuasão. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
EXIT COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS. Disponível em: <http://www.exit.ppg.br/content/>. Acesso em: 25 abr. 2016.
IGUATEMI. Iguatemi São Paulo. Disponível em: <http://iguatemi.com.br/institucional/shopping/#saopaulo>. Acesso em: 20 set. 2016.
JOINVILLE é a cidade com menos dias... G1 SC, 4 jan. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/01/joinville-e-cidade-com-menos-dias-de-sol-no-brasil-aponta-pesquisa.html>. Acesso em 16 jul. 2016.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 10. ed. Campinas: Papirus, 2010.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
MCQUAIL, D. Teorias da comunicação de massa. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
MUELLER Joinville. Disponível em: <http://muellerjoinville.com.br/shopping/ content/institucional/>. Acesso em: 20 abr. 2016.
SHIMP, T. A. Propaganda e promoção: aspectos complementares da comunicação integrada de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2002.
SILVA, F. da. Informações shopping [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 14 set. 2016.
SOLOMON, M. R. Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
THOMÉ, R. Informações [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 23 set. 2016.
TRIP ADVISOR BRASIL. Disponível em: <https://www.tripadvisor.com.br/Attractions-g303584-Activities-c26-Joinville_State_of_Santa_Catarina.html>. Acesso em: 28 set. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for articles published in this journal belongs to the author, with first publication rights to the journal.
We emphasize that the responsibility for the articles is exclusive to the author(s) and does not necessarily reflect the opinion of the Editors or ESPM.