Narrativas da modernidade: design editorial e cultura visual na revista Senhor (1959–1964)

Autores/as

  • Gabriela De Laurentis Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0002-9049-2904
  • Plínio Balbino Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0009-0002-9113-4436

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.102977-101

Palabras clave:

Memória gráfica, Design editorial, Gênero, Identidade cultural, Revistas ilustradas

Resumen

Este artigo investigou a revista Senhor (1959–1964) como artefato de memória gráfica e sua atuação como mediadora cultural em um Brasil marcado pelas tensões entre modernidades e patriarcado. Embora reconhecida por sua sofisticação gráfica e editorial, a revista ainda requer análises que a situem no campo do design como fenômeno social, especialmente em relação às representações de gênero e às escolhas visuais e editoriais que refletem o contexto sociopolítico da época. Partindo de uma abordagem sistêmica, foram analisadas prioritariamente as capas das 16 primeiras edições da revista, publicadas entre março de 1959 e junho de 1960, assim como outros elementos do projeto gráfico, por meio de uma análise semiótica articulada à literatura especializada e às referências contextuais do período. Os resultados apontaram para a atuação da revista na consolidação de um imaginário elitizado e masculino da modernidade brasileira, combinando influências locais e internacionais. A pesquisa contribuiu para os estudos sobre design editorial e cultura visual ao destacar a revista como expressão das dinâmicas socioculturais e das estruturas de poder no Brasil do século XX. Além disso, enfatizou o papel das revistas ilustradas como mediadoras de valores culturais e agentes na construção da memória gráfica.

Biografía del autor/a

Gabriela De Laurentis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutoranda em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial. Pesquisadora associada do Laboratório de Pesquisa NUDE Design Corpo Tecnopolítica.

Plínio Balbino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestrando em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrial. Pesquisador associado do Laboratório de Pesquisa CURA Cultura Urbanismo Resistência.

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Publicado

2025-08-28

Cómo citar

DE LAURENTIS, Gabriela; BALBINO, Plínio. Narrativas da modernidade: design editorial e cultura visual na revista Senhor (1959–1964). Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 10, n. 29, p. 77–101, 2025. DOI: 10.22398/2525-2828.102977-101. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/2025. Acesso em: 26 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê Memória Gráfica