Cartazes de lambe-lambe artesanais na memória gráfica do Rio de Janeiro: um estudo de caso sobre a produção de Fernando Baranda

Autores/as

  • Pedro Sánchez Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design, Escola de Belas Artes – Rio de Janeiro (RJ), Bras https://orcid.org/0009-0003-2757-8224
  • Alberto Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0009-0002-8966-4884

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.102955-76

Palabras clave:

Cartazes de lambe-lambe, Cultura da impressão, Intervenção urbana, Serigrafia

Resumen

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a produção gráfica de Fernando Baranda, letrista, cartazista e serígrafo que, desde a década de 1990, atua na cidade do Rio de Janeiro (RJ) produzindo e veiculando cartazes de lambe-lambe. O presente trabalho situa-se na intersecção entre a memória gráfica e a cultura da impressão, compreendidas, respectivamente, como um campo de estudo em ascensão e um conjunto de práticas e saberes. A pesquisa baseia-se em um acervo de centenas de imagens de cartazes de 2008 a 2012, além de entrevistas com o agente estudado, realizadas de forma independente, em junho de 2010 e outubro de 2024. O artigo buscou destacar os valores estéticos dos objetos analisados, as características processuais, as soluções gráficas e as adaptações formais e informais diante dos impactos sociopolíticos e econômicos e levantar uma discussão sobre o(s) uso(s) da rua como aparato visual.

Biografía del autor/a

Pedro Sánchez, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Design, Escola de Belas Artes – Rio de Janeiro (RJ), Bras

Doutor em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Alberto Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestrando em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Citas

CARDOSO, Pedro Sánchez. A Lithos Edições de Arte e as transições de uso das técnicas de reprodução de imagens. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

CARDOSO, Pedro Sánchez. Gráfica de rua: estratégias e táticas na cultura visual de rua do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

BANKSY EXPLAINED. Barely Legal. Los Angeles, October 2006. Banksy Explained, 2006. Disponível em: https://banksyexplained.com/barely-legal-los-angeles-2006/. Acesso em: 2 jan. 2025.

BARANDA, Fernando. Fernando Baranda: entrevista [12 jun. 2010]. Entrevistador: Pedro Sánchez. Rio de Janeiro: Engenho de Dentro, 2010.

BARANDA, Fernando. Fernando Baranda: entrevista [30 out. 2024]. Entrevistador: Alberto Pereira. Rio de Janeiro: Engenho de Dentro, 2024.

BANKSY EXPLAINED. Barely Legal. Los Angeles, October 2006. Banksy Explained, 2006. Disponível em: https://banksyexplained.com/barely-legal-los-angeles-2006/. Acesso em: 2 jan. 2025.

BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 99-181.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2003.

EICHEMBERG, Fritz. The art of the print. Nova York: Abrams, 1976.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira: a imagem gravada. 2. ed. São Paulo: Editora da Cidade de São Paulo, 1994.

FONSECA, Leticia Pedruzzi. Introdução: memória gráfica brasileira. Chapon Cadernos de Design / Centro de Artes / UFPEL, v. 2, n. 1, p. 6-24, 2021.

HERSCHMANN, Micael. Crescimento dos festivais de música independente no Brasil. In: SÁ, Simone P. (Org.). Novos rumos da cultura da música. Porto Alegre: Sulinas, 2010. p. 267-304.

HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. Tradução de Carlos Daudt. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. Tradução de Miriam Garcia Mendes. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LESCHKO, Nadia Miranda; DAMAZIO, Vera Maria Marsicano; LIMA, Edna Lúcia Oliveira da Cunha; ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. Memória gráfica brasileira: notícias de um campo em construção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11., 2014. Anais [...]. São Paulo: Blucher, 2014. v. 1, n. 4. p. 791-802.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to visual culture. Londres: Routledge, 2000.

NAVARRO, Luiz. Pele de propaganda: lambes e stickers em Belo Horizonte [2000-2010]. Belo Horizonte: edição do autor, 2016.

RIO DE JANEIRO. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Choque de Ordem. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=87137. Acesso em: 2 jan. 2025.

ROSA, Silvia. 30e, de Pepeu Correa, disputa a liderança na indústria de shows. Valor, 2024. Disponível em: https://pipelinevalor.globo.com/negocios/noticia/30e-de-pepeu-correa-disputa-a-lideranca-na-industria-de-shows.ghtml. Acesso em: 2 jan. 2025.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.

TILL, Joy; SEGRE, Roberto. Paisagem gráfica da cidade: flanando por Ipanema e Leblon. 2011. Disponível em: https://intervencoestemporarias.com.br/wp-content/uploads/2016/11/CIDI84774final.pdf. Acesso em: 2 jan. 2025.

Publicado

2025-08-28

Cómo citar

SÁNCHEZ, Pedro; PEREIRA, Alberto. Cartazes de lambe-lambe artesanais na memória gráfica do Rio de Janeiro: um estudo de caso sobre a produção de Fernando Baranda. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 10, n. 29, p. 55–76, 2025. DOI: 10.22398/2525-2828.102955-76. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/2026. Acesso em: 25 sep. 2025.

Número

Sección

Dossiê Memória Gráfica