Memória e identidade cultural da comida no Masterchef Brasil

Autores

  • Adelaide Rocha de la Torre Chao Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • João Luis de Araújo Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1313-24

Resumo

Observamos aqui o programa de televisão MasterChef Brasil. A partir do talent show afirmamos que a culinária se estabelece no imaginário coletivo e afetivo marcando as nossas vidas de maneira sensível através de uma narrativa que recorre às situações do passado, trazendo saudades. Observando a comida como fenômeno comunicacional, seja preparada em casa, restaurante ou em competição no programa de televisão, percebemos que as lembranças afetivas dos participantes e jurados assumem o papel de “agente socializador” nas relações de mediação e vinculação. A relação entre comida e cultura marca as identidades que a alimentação proporciona ao indivíduo e ao grupo.

Biografia do Autor

Adelaide Rocha de la Torre Chao, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e mestre em Comunicação (PPGCom UERJ), publicitária, especialista em Marketing (ESPM/RJ). Pesquisadora do grupo CAC – Comunicação, Arte e Cidade (CNPq/UERJ).

João Luis de Araújo Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do grupo de pesquisa CAC – Comunicação, Arte e Cidade (CNPq/UERJ).

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos