Visualização de coleção de imagens
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.412122-145Resumo
A captura ou a elaboração de uma imagem pode ser realizada por diversas técnicas: fotografia, pintura, colagem, computação gráfica ou outra forma artística. No âmbito digital, imagens caracterizam-se por serem matrizes numéricas em pixels que podem ser processadas computacionalmente para análise e, inclusive, síntese em novos objetos de mídia. Também no âmbito digital, a produção imagética multiplica-se e diversifica-se. Neste artigo, apresentamos dois conceitos que inauguram possibilidades para ressignificar a produção e a distribuição de imagens no contexto digital: coleção de imagens e visualização de mídia. Para ilustrar tais conceitos, discutimos duas investigações de natureza teórica-prática conduzidas entre 2016 e 2019 no Laboratório de Visão e Computação Gráfica (Visgraf) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.