Consumo e sociabilidade numa feira de brechós no coração do subúrbio carioca

Autores

  • Jorgiana Melo de Aguiar Brennand Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e IBMEC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.51356-72

Resumo

O presente trabalho faz uma análise da Feira das Brecholeiras, realizada semanalmente, embaixo do viaduto Negrão de Lima, em Madureira, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo focado no  consumo e na sociabilidade presente nesse evento, que comercializa todo tipo de mercadoria. De bijuterias a roupas de grife. A feira surgiu em 2012 como um encontro de dez mulheres, que se reuniam na estação de trem de Madureira, apenas para “desapego” de roupas que entulhavam os armários. O evento cresceu e hoje os números impressionam: são cerca de 100 expositores a cada edição, além de um cadastro de reserva formado por aproximadamente 800 interessados, um cartão de crédito (Brecholeira’s Card) para facilitar as vendas e uma página no Facebook com mais de 112 mil membros. Aliando abordagem etnográfica, por meio da observação participante, e pesquisa bibliográfica, pretende-se mostrar como esse evento, que reúne principalmente vendedoras, que se intitulam donas de brechós e sacoleiras ao mesmo tempo - daí a explicação para o nome da feira - é capaz de atrair frequentadores que buscam artigos usados, num espaço considerado de pechincha. Um dos objetivos do trabalho é analisar o consumo como um fenômeno cultural e mediador de relações sociais e a sociabilidade como elemento central nas relações entre as brecholeiras e os frequentadores da feira.

Biografia do Autor

Jorgiana Melo de Aguiar Brennand, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e IBMEC/RJ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM/UERJ), cuja pesquisa foi orientada pelo professor doutor João Luís de Araújo Maia até seu falecimento, em outubro de 2018. Atualmente sua tese é orientada pelo professor doutor Ricardo Ferreira Freitas. A doutoranda é também Pesquisadora do grupo de pesquisa CAC (Comunicação, Arte e Cidade) e do Lacon (Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo), ambos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. É Mestre em Administração pelo IBMEC/RJ (2003); Especialista em Gerência Executiva de Marketing (2000) e Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (1993). Atualmente, é professora Tempo Parcial (20 horas) das graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Ibmec/RJ. Experiência em Comunicação, Marketing e Jornalismo, pesquisando principalmente os seguintes temas: subúrbio, cidade, imaginário, economia criativa, sociabilidades, brechós e consumo. A professora também é co-autora do livro: Empresas Socialmente Sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna.

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Publicado

2020-04-22

Edição

Seção

Dossiê CONSUMO e SOCIABILIDADES 2