Critérios de valoração de pinturas: capital estético e valor justo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.61662-78

Resumo

Este estudo abordou os critérios de valoração das pinturas, consideradas obras de arte, pelo aspecto contábil, suas normas de comparabilidade em princípios definidos a partir da adoção do IFRS (International Financial Reporting Standards) e os critérios aplicados por artistas pintores e gestores de galerias. Especificamente, se pretendeu validar a aderência dos padrões contábeis internacionais aos critérios de valoração de pinturas aplicados por operadores do mercado local do estado do Rio Grande do Sul. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa e exploratória mesmo com amostra reduzida, os achados permitiram trazer à tona a discussão sobre a distinção de critérios e gerou contribuição ao tema da valoração econômica da arte, em confronto com a ciência da valoração dos patrimônios.

Na análise emergiram relações que permitiram identificar uma lacuna entre os critérios e a proposição de uma nova categoria: o capital estético.  

Biografia do Autor

Mauro Souza Negruni, Feevale

Graduado em Processamento de dados, especialização Lato Sensu em Tecnologia de Negócios para Internet. Mestre em Indústria Criativa e professor de Pós-graduação em gestão contábil e tributária.

Mary Sandra Guerra Ashton, Feevale

Bacharel em Turismo - PUCRS, Especialista em Produção e Gestão do Turismo - PUCRS, Mestre em Comunicação Social - PUCRS e Doutora em Comunicação Social - PUCRS. Professora Titular Nível A, atua no ensino, pesquisa e extensão na Universidade Feevale, Docente no Curso de Turismo e no Programa de Mestrado em Indústria Criativa. Tem experiência nas áreas de Cidades Criativas e Turismo Criativo - inovação, cultura e projetos culturais; produção e consumo turístico nas cidades criativas. Atua no conselho da SETUR/RS, no Fórum Regional de Turismo do Vale do Rio dos Sinos, no Conselho Municipal de Turismo de Novo Hamburgo - COMTUR/NH e de Campo Bom - COMTUR/CB. Afiliada na ANPTUR - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação de Turismo. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP Feevale. Líder do Grupo de Pesquisa Indústria Criativa, linhas Conteúdos criativos e Gestão e Inovação. Membro da Comissão do Mestrado Profissional em Indústria Criativa, na Universidade Feevale. Membro do COMPPG na Universidade Feevale. Membro do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS.

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Publicado

2021-04-21

Edição

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Artigos