A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.

Autores

  • Conceição Souza UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Palavras-chave:

Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.

Resumo

A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem.

Biografia do Autor

Conceição Souza, UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Sou doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM) - UERJ. Possuo Mestrado em Administração (Fundação Getulio Vargas - FGV), Especialização em Gestão de Marketing ( UNESA), Graduação em Marketing (UNESA).

Sou pesquisadora do Laboratório de Pesquisa CAC - UERJ (Comunicação, Arte e Cidade - UERJ), do Laboratório de Pesquisa LACON - UERJ (Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo - UERJ) e do DIASPOTICS - UFRJ (Estudos sobre Imigração).

Atuo, há mais de 14 anos, na docência do ensino superior (docente e coordenadora de cursos). No mercado corporativo, minha experiência é de, aproximadamente, 25 anos, tendo assumido, inclusive, cargos de diretoria. Atualmente, sou Coordenadora do curso de Pós Graduação em Marketing Digital da UBM - Centro Universitário Barra Mansa e docente de cursos de Graduação (Administração, Publicidade e Propaganda, Gestão Empresaria, Logística, Marketing e Ciências Contábeis) da Universidade Castelo Branco. 

Referências

ABDLMALEK, Sayad. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EDUSP. 1998.

BAUMAN, Zigmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999

BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo, resposta à globalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2015.

DURVAL MUNIZ, Albuquerque Junior. A singularidade: uma construção nos andaimes pingentes da teoria histórica. In: História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007.

FIGUEIREDO, João Luiz de. Economia Criativa, cidade criativa e desenvolvimento. In: TEIXEIRA, Eduardo Ariel de Souza; CORRÊA, Sílvia Borges. Economia Criativa. Rio de Janeiro: E-papers, 2015. Capítulo 2, p. 27-47

FLORIDA, R. A ascensão da classe criativa. Porto Alegre: L&PM, 2011.

FOUCAUT, M. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

HAJII, ElHajii. Rio de Janeiro-Montreal: conexões transnacionais/ruídos interculturais. In: Revista Fronteiras – estudos midiáticos. Setembro/dezembro 2010.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte, 2009.

HOWKINS, John. Economia criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2013.

KLOSTERMAN, R; RATH, J. Outsider business: a critical review on immigrant enterprneurship. International Migration Review, n. 34. P. 656-680. 2000.

LAFEBVRE, Henri. O Direito a Cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

MAFFESOLI, Michel. O Tempo Retorna: formas elementares da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura. São Paulo: SENAC, 2013.

REIS, Ana Carla Fonseca. Cidades Criativas: análise de um conceito em formação e da pertinência de sua aplicação à cidade de São Paulo. 2011. Tese de doutorado. Curso Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011.

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION - UNESCO. Gastronomic meal of the french. Paris, 2010. Disponível em: <http://www.unesco.org/culture/ich/en/RL/gastronomic-meal-of-the-french-00437>. Acesso em: 17 de outubro de 2010.

VIRILIO, Paul. Velocidade e Política. São Paulo: Estação Liberdade, 1997.

WALDINGER, R. Ethnic business and occupational mobility in advanced societies. Sociology, v. 19, n. 4, p. 586-597, 1985.

Downloads

Publicado

2022-06-01