Relato histórico das animações interativas veiculadas na internet no período de 1990 a 2015
Palavras-chave:
Animação interativa. Interatividade. Internet. Narrativa multilinear.Resumo
Os temas tratados por este artigo dizem respeito à animação interativa veiculada na internet. No meio acadêmico, no campo da animação, ainda são raras as pesquisas que abordam essa temática. Com base em tal constatação e por meio de uma metodologia exploratória, bibliográfica, documental e descritiva, foi possível contextualizar historicamente o desenvolvimento da animação interativa na internet. Nos resultados finais foram descritas as características das animações interativas em diferentes épocas e também expostos os detalhamentos de como sua narrativa foi transformando-se ao longo dos anos. A conclusão da pesquisa aponta, como grande desafio às animações interativas presentes na internet, para a necessidade de desenvolver ambientes de interação que não apenas permitam que o usuário realize escolhas, mas que igualmente ampliem a liberdade de exploração e criação colaborativa.
Referências
ALBINO BLACK SHEEP. Breedin’ in Eden. Albino Black Sheep. Disponível em: http://www. albinoblacksheep.com/flash/eden. Acesso em: 30 abr. 2021a.
ALBINO BLACK SHEEP. Poke the penguim. Albino Black Sheep. Disponível em: http://www. albinoblacksheep.com/flash/pokepenguin. Acesso em: 31 maio 2021b.
AMANITA DESIGN. Portal. Amanita Design. Página do estúdio disponível em: https://amanitadesign. net/. Acesso em: 30 abr. 2021a.
AMANITA DESIGN. Samorost 1. Amanita design. Disponível em: http://www.amanita-design.net/ samorost-1/. Acesso em: 30 abr. 2021b.
ASCOTT, R. Cultivando o hipercórtex. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997. p. 336-344.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In: DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Lisboa: Vega, 1996. p. 83-96.
FRANCO, E. S. Hqtrônicas: do suporte papel à rede Internet. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2004.
JIBJAB. Portal. JibJab. Disponível em: http://www.jibjab.com/. Acesso em: 30 abr. 2021.
KERCKHOVE, D. A pele da cultura. Tradução de Luís Soares e Catarina Carvalho. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.
LANDOW, G. P. Hypertext 3.0: critical theory and new media in an era of globalization. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2006.
LÉVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: 34, 1999.
MACHADO, A. Hipermídia: o labirinto como metáfora. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século
XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da Unesp, 1997. p. 144-154.
MURRAY, J. H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural/ Unesp, 2003.
NEW GROUNDS. Sci-Fi Guys 7. New Grounds. Disponível em: http://www.newgrounds.com/portal/ view/298730. Acesso em: 24 mar. 2014.
NEXTPIT BRASIL. “Duet” pelo Motorola Spotlight Player. YouTube. Fonte: https://www.youtube. com/watch?v=_xnL337vvuE. Acesso em: 30 abr. 2021.
PLAZA, J. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. ARS, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 9-29, 2003. https://doi.org/10.1590/S1678-53202003000200002
ROCHA, C. A. O virtual na concepção de animação interativa na rede internet. 2015. 286f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
TAVARES, M. Aspectos culturais e ontogênicos da interatividade. In: MOTTA, L.; WEBER, M. H. et al. (Org.). Estratégias e cultura da comunicação. Brasília: Editora UnB, 2002. p. 39-61.
VENTURELLI, S.; MACIEL, M. L. B. Imagem interativa. Brasília: Editora UnB, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cláudio Aleixo Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.