O stop motion enquanto linguagem para o ensino e divulgação dos objetivos do desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.618253-275Resumo
Este artigo discute a utilização do stop motion como linguagem para a inserção dos temas transversais de ensino em currículos de cursos superiores por meio da organização temática proposta pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS’s (ONU) e seu estudo, conforme propõe o projeto pedagógico do Curso de Design de Animação do UNICURITIBA, como parte integrante da ementa nas disciplinas semestrais de Projeto Integrador. No caso discutido, alunos do primeiro módulo trabalham a temática juntamente com o aprendizado do primeiro conjunto de técnicas de animação, as técnicas tatílicas, cujos resultados são expressos em stop motion. Tendo o estudo dos ODSs como ponto de partida, os alunos se organizam para a escolha temática e para a formulação de um projeto em animação que aborda um dos objetivos apontados pela ONU. Como resultados obtidos nos dados compilados, temos a experiência de produção tátil desenvolvida com o processo de produção artesanal da animação e também a ampliação da consciência e da responsabilidade social com projetos relacionados às causas sociais globais, atitude que perdura nos módulos seguintes quando não há mais a delimitação temática. Como considerações apresenta-se uma forma de inserção possível dos temas transversais através dessa linguagem e apontam-se alguns indícios de que essa temática juntamente com a proposta pedagógica singular em que a aprendizagem autodirigida guia o processo de projeto desde seu início pode resultar em práticas críticas e reflexivas sobre os problemas sociais vigentes.Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CORRÊA, Taís Arthur et al. Uma Experiência Didática Através da Ferramenta Stop Motion para o Ensino de Modelos Atômicos. HOLOS, [S.l.], v. 6, p. 1-12, dez. 2020. ISSN 1807-1600. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/9986>. Acesso em: 16 jun. 2021.
CULTURA e desenvolvimento no Brasil . UNESCO:. Disponível em: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia/expertise/culture-development-brazil Acesso em: 28/05/2021.
MORAIS, Danilo. Produção de animações em stop motion na aula de física: possibilidades de novas percepções / Danilo de Morais -- 2021. 104f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba
Nações Unidas. Org. Site. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/>. Acesso em 26 de maio de 2019.
NEWBIGIN, John. A economia criativa: um guia introdutório. Reino Unido: Série Economia Criativa e Cultural do British Council ⁄ Publicada pelo British Council, 2010. ISBN 978-958-8575-30-8
NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II: Géneros Cinematográficos. Covilhã: LabCom Books, 2010.
ODSs. Site do governo brasileiro sobre os ODSs. Disponível em: . Acesso em: 30/05/202.
ONU. Disponível em: . Acesso em: 26/05/2021.
PURVES, Barry. Stop motion. (Trad.); NESTERIUK, Sérgio (Rev. téc.). . Porto Alegre: Bookman, 2011.
RODRIGUES, Ana Clara Lima; ALMEIDA, Verônica Eloi de; e ESPÍRITO SANTO, André Cotelli do. Stop Motion Como Suporte No Processo de Aprendizagem por meio das Mídias. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online). Rio de Janeiro: v. 5, n.1, 2020.
TREVISAM, Elisaide; LEISTER, Margareth Anne; DICHER, Marilu. A transversalidade no ensino superior como via de reforma para uma educação ética e humanitária. Anais da Conferência Internacional Saberes para uma Cidadania planetária. 2016.
UNICURITIBA. Projeto Pedagógico do Curso de Design de Animação. Curitiba, 2017.
XXX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Ressaltamos que a responsabilidade dos artigos é de exclusividade do(s) autor(es) e não reflete, necessariamente, a opinião dos Editores ou da ESPM.