Fosfobox no Porto Maravilha: sons e nomadismos da Princesinha do Mar

Autores

  • Alessandra de Figueiredo Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Cíntia Sanmartin Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Rio de Janeiro. Copacabana. Fosfobox. Porto Maravilha. Música.

Resumo

Inaugurada em 2004 e apelidada de “Fosfo” para os íntimos, a boate Fosfobox funcionava na rua Siqueira Campos, em Copacabana. Trap, funk, hip hop eram apenas alguns dos inúmeros sons e ritmos que embalavam a casa noturna. Nesse contexto, a Fosfobox é  um club que, além de música eletrônica, oferece uma programação variada de performances, teatro, cinema, poesia e outras manifestações culturais e artísticas. E até março de 2020, a “caixa de fósforos” que sacodia a “princesa” durante a noite copacabanense funcionou por dezesseis anos a todo vapor. Ou seja, com a chegada do coronavírus, a Fosfobox fechou as portas do seu endereço em Copacabana, e migrou levando os sons e as ambiências para a zona portuária da cidade, mais especificamente para o espaço NAU. Com uma área de mais de 4.500m2,o NAU Cidades é um complexo multicultural, e se posiciona como “um laboratório urbano criado para pensar os espaços, territórios e cidades a partir do empreendedorismo da economia criativa, inovação e desenvolvimento social”[1]. Com uma abordagem baseada na metodologia qualitativa, o trabalho buscou compreender como as experiências que emanavam do club situado na rua Siqueira Campos não se limitaram às paredes de uma construção, e prosseguiram em uma perspectiva nomádica no Porto Maravilha.

[1] Disponível em: <https://nau.rio.br/nau/> Acesso em: 08 nov. 2021.

 

Biografia do Autor

Alessandra de Figueiredo Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutora pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pelo Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

2022-06-13

Edição

Seção

Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.