A pesquisa sobre narrativa transmídia na área da publicidade e propaganda brasileira: mapeamento dos trabalhos publicados nos anais do Pró-Pesq PP (2010-2019)

Autores

Palavras-chave:

Narrativa transmídia. Publicidade. Mapeamento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mapear os trabalhos sobre transmídia apresentados nos anais do Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda do período compreendido entre os anos de 2010 e 2019. A pesquisa classifica-se como documental e utiliza as abordagens qualitativa e quantitativa. Foram selecionados 17 trabalhos do referido período, dos quais são analisados e verificados: o gênero dos pesquisadores, a titulação, a instituição de ensino superior de origem e os autores mais citados. Todos esses estudos apresentados, de certa forma, contribuem com seus diferentes exemplos e contextos para discussões acadêmicas sobre a narrativa transmídia direcionada à publicidade que se transforma constantemente com a evolução midiática.

Biografia do Autor

Rafael José Bona, Furb e Univali

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP), mestre em Educação (Furb) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (Furb) e em Design de Moda (Unicesumar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali.

Referências

ALVES, D. C. Branded content: sociabilidade, entretenimento e novas práticas de consumo na interação com a marca. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 7., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Pró-Pesq PP, 2016. p. 853-865.

AZEVEDO JÚNIOR, A. C.; APODI, M. B. S. Comunicação 360º. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 4., 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2013. p. 347-366.

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Makron, 2007.

BONA, R. J. A educação para o consumo transmídia: a expansão da narrativa cinematográfica mediada pela publicidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E

PROPAGANDA, 10., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2019. p. 591-605.

BONA, R. J.; ZUCCO, F. D. A intertextualidade transmídia nos desenhos animados: possibilidades de consumo e publicidade para o cinema. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 9., 2018, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2018. p. 353-366.

CHACEL, M. C. C. Narrativa transmidiática e publicidade: uma nova ferramenta para atingir os consumidores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 2., 2011, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2011. p. 170-181.

CHACEL, M. C. C.; BRONSZTEIN, K. R. M. P. Transmedia storytelling: publicidade, narrativa e consumo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 2010, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2010. p. 109-122.

CLEMENTE JÚNIOR, S. S. Análise de referências e mapeamento da produção científica na INTERCOM na Divisão Temática 2 – Publicidade e Propaganda no período de 2010 a 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: INTERCOM, 2014. p. 1-14.

CLEMENTE JÚNIOR, S. S. A produção científica na Intercom – uma análise da Divisão Temática 2 – Publicidade e Propaganda no período de 2009 a 2012. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 36., 2013, Manaus. Anais [...]. Manaus: INTERCOM, 2013. p. 1-13.

COVALESKI, R. Comunicação de marca e entretenimento: narrativas híbridas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 5., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2014a. p. 154-165.

COVALESKI, R. Diferentes percepções sobre o processo de hibridização das narrativas publicitárias contemporâneas: excertos de entrevistas em profundidade com especialistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 7., 2016, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Pró-Pesq PP, 2016. p. 255-268.

COVALESKI, R. Mapeamento das pesquisas em publicidade e propaganda: DT-PP, 2004 a 2013. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 37., 2014, Foz do Iguaçu. Anais [...]. Foz do Iguaçu: INTERCOM, 2014b. p. 1-16.

COVALESKI, R. Publicidade híbrida. Curitiba: Maxi, 2010.

COVALESKI, R.; SILVEIRA, M. A. A.; ANDRADE, K. L. O. Divisão Temática Publicidade e Propaganda do Congresso Intercom: um estudo bibliométrico de 2001 a 2016. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: INTERCOM, 2017. p. 1-14.

CUNHA, A. R. A. R. O cenário do consumo atual e as narrativas publicitárias transmídia. In:

ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 8., 2017, Recife. Anais [...]. Recife: Pró-Pesq PP, 2017. p. 490-505.

GUMS, C. C.; BONA, R. J. A publicidade e propaganda na narrativa transmídia de The Walking Dead. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 5., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2014. p. 1713-1725.

HECK, A. P.; NUNES, M. S. As relações entre publicidade e gênero feminino nas pesquisas dos congressos da Região Sul do Brasil realizados pela Intercom entre 2007 e 2016. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 18., 2017, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: INTERCOM, 2017. p. 1-15.

JENKINS, H. Convergence? I diverge. Technology Review, p. 93, 2001. Disponível em: https://www.technologyreview.com/s/401042/convergencei-diverge/. Acesso em: 14 mar. 2021.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Transmedia storytelling: moving characters from books to films to video games can make them stronger and more compelling. Technology Review, 2003. Disponível em: https://www.technologyreview.com/s/401760/transmedia-storytelling/. Acesso em: 14 mar. 2021.

KINDER, M. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. Califórnia: University of California Press, 1991.

LESSA, R. Seriados de TV e narrativa transmídia: explorando o mundo ficcional de True Blood. Salvador: EDUFBA, 2020.

MARLET, R. Q.; BATISTA, L. L. Transportation e processamento cognitivo: a imersão em mundos ficcionais nas narrativas da propaganda e nas narrativas transmidiáticas em nossa atualidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 5., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2014. p. 551-565.

MOTTA, B. Prosumers e storytelling: a narrativa que seduz e influencia decisões de compra. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 3., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2012. p. 863-868.

OLIVEIRA, R. R.; ROSSIN, K. Publicidade participativa: a relação direta com o consumidor no caso Ruffles. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 5., 2014, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2014. p. 976-994.

PEREZ, F. A cultura da convergência na era digital: a transmídia como tendência cinematográfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 6., 2015, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2015. p. 925.

PEREZ, F. O merchandising na dialogia transmidiática de Tron. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 3., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2012. p. 881-888.

SCOLARI, C. A. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. 2ª ed. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.

SOBRAL, A. R. A. R. C. Identidade de marca em uma cultura participativa: engajamento a partir do product placement e das estratégias transmídia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES

EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 10., 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2019. p. 725-740.

TOFFLER, A. A terceira onda. Tradução de José Távora. Rio de Janeiro: Record, 1980.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2011.

ZOZZOLI, J. C. J. Storytelling e marca. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA, 3., 2012, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Pró-Pesq PP, 2012. p. 250-262.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos