A cultura do consumo ou o consumo da cultura? Por um design universal na acessibilidade cultural de pessoas surdas

Autores

  • Alexandre Souza da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas https://orcid.org/0000-0003-2895-591X
  • Luís Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
  • Janaina Nascimento Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Administração e Turismo

Palavras-chave:

Consumidores Surdos, Acessibilidade Cultural, Design Universal

Resumo

A participação de 5 e 6%, respectivamente, das populações brasileira e mundial não coloca os consumidores surdos no foco de estudos culturais nem de acessibilidade. Consumir é um ato humano carregado de significado e compõe a identidade do indivíduo. A surdez encarada pelo olhar médico é vista como uma deficiência. Por outro lado, pela perspectiva socioantropológica, é reconhecida como uma diferença cultural e linguística que impacta na maneira como o sujeito vê o mundo e é visto nele. Para tanto, a acessibilidade precisa de preparo para ser garantida, quer pela oferta de instrumentos que promovam a autonomia dos indivíduos, quer pela construção de espaços pela luz do design universal, que assegura a autonomia de todos os indivíduos. Este trabalho analisou experiências de consumo de cultura por indivíduos surdos no Rio de Janeiro que experimentam uma barreira comunicacional, buscando identificar as barreiras e limitações encontradas, bem como práticas inclusivas disponíveis. Foram realizadas entrevistas em profundidade semiestruturadas em que os sujeitos de pesquisa narraram experiências por meio de suas histórias de vida. A discussão aborda práticas que criam barreiras e limitações amplamente perceptíveis, como falta de legendas em filmes nacionais, que desestimulam a frequência a equipamentos culturais como cinemas. Além disso, faz-se preciso dar espaço de fala e de atuação no mercado a pessoas com deficiências, conhecendo a realidade do público com iguais condições. É amplamente negativo quando medidas paliativas geram a impressão de desrespeito. Por fim, medidas de autonomia alcançam o objetivo proposto.

Biografia do Autor

Alexandre Souza da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

É aluno de Doutorado em Administração de Empresas (Área de Concentração: Marketing) do IAG/PUC-Rio. Mestre em Administração de Empresas (Área de Concentração: Marketing) pelo IAG/PUC-Rio (2021). Possui especialização em Auditoria Tributária pela UFRJ (2021). Bacharel em Direito pela PUC-Rio (2013), em Ciências Contábeis pela UFF (2017) e em Administração pela PUC Minas (2022). Tecnólogo em Hotelaria pela UFF (2021). Licenciado em Turismo pela UFRRJ (2020). Advogado, Contador e Guia de Turismo com habilitações Regional RJ, Regional SP, Regional MG, Regional RS, Regional SC e Excursão Nacional/América do Sul. Atua como servidor público efetivo da carreira Técnico Administrativa em Educação da UFRJ, desde 2009. Atualmente exerce a função de Diretor da Divisão de Diplomas da PR-1/UFRJ. Desenvolve seus estudos sobre questões que relacionam Cultura e Consumo de Pessoas Surdas, com foco em Serviços de Hospitalidade e Lazer. Tem experiência em Estudos Qualitativos com Pessoas Surdas utilizando Entrevistas em Profundidade em LIBRAS/Português e Método de Histórias de Vida. Tem interesse no campo do Marketing com ênfase em Consumo de Pessoas com Deficiências e Culturas do Consumo, no campo da Hospitalidade com ênfase em Acessibilidade e Lazer, e no campo da Antropologia com ênfase em Antropologia das Deficiências e Estudos de Cultura Surda.

Luís Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Dignidade Acadêmica no grau CUM LAUDE (UFRJ, 1993); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d?Études Politiques de Paris (Sciences Po, 2009/2010). Recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2011 da área de Letras/Linguística. Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de Graduação em Administração. Coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Empresas (desde 2019). Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio (desde 2011). Membro eleito da Comissão Geral do Departamento de Administração (desde 2017) e do Conselho Departamental do Centro de Ciências Sociais - CCS (2022). Pesquisador das áreas de marketing, consumo & cultura, branding, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados a esses campos. Líder do tema "Consumo e Cultura" da Divisão Acadêmica de Marketing da Anpad (desde 2019) e coordenador do tema Marketing do Congresso AdCont (2018, 2019). Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

Janaina Nascimento, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Departamento de Administração e Turismo

Professora do Departamento de Administração e Turismo (DAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus de Nova Iguaçu. Líder CNPq do Grupo de Estudos em Marketing, Tecnologia e Ecologia (GEMTE). Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com estudos sobre Cultura e Identidade; Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios pela UFRRJ com pesquisa sobre Marketing Verde e Comportamento do Consumidor; Especialista em Marketing pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) com estudos sobre Marketing Verde e Comportamento Organizacional; Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) com trabalho sobre Comunidade Tradicional Caiçara em Unidade de Conservação; Bacharel em Administração pela UFRRJ. Atua nas áreas de Estratégias de Marketing, Marketing Turístico, Marketing Verde, Cultura, Identidade e Comportamento do Consumidor. É Coordenadora da Disciplina de Marketing Turístico e conteudista dos livros didáticos da disciplina, oferecida para os cursos EAD, oferecida pelas universidades UFRRJ, UNIRIO e CEFET, através da Fundação CECIERJ. Avaliadora de Curso Superior Presencial e a Distância pelo Ministério da Educação (MEC/INEP).

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Publicado

2022-12-19

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Seção

Artigos