Análise da produção acadêmica brasileira sobre tipografia: um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autores

  • Maíra Woloszyn Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-0551-6212
  • Berenice Santos Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.82375-89

Palavras-chave:

Tipografia, Produção acadêmica, Análise bibliométrica

Resumo

A prática projetual do design é embasada por diferentes áreas do conhecimento, como a tipografia, que pode ser definida como a criação e utilização de símbolos ortográficos e paraortográficos. Os estudos relacionados à área podem assumir diferentes abordagens, tais como design com tipos, design de tipos, tipos vernaculares, histórico da área e resgate da memória gráfica e ensino da tipografia. Assim, o presente artigo objetivou mapear e analisar a produção acadêmica acerca da tipografia nas pesquisas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica a partir do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior a fim de visualizar padrões e o desenvolvimento da pesquisa em tipografia. Como resultado foi possível demarcar abordagens consolidadas, como o design com tipos e o resgate da memória gráfica, e indicar temas incipientes que podem apontar potenciais eixos de pesquisas inéditas e relevantes, como tipos vernaculares, design de tipos e ensino da tipografia.

Biografia do Autor

Maíra Woloszyn, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC.

Referências

COELHO, L. A. L. Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio / Novas Idéias, 2011.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Plataforma Sucupira. Cursos recomendados por área de avaliação Arquitetura, Urbanismo e Design, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaConhecimento.jsf?areaAvaliacao=29. Acesso em: 21 mar. 2022.

FARIAS, P. L. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. 4. ed. Teresópolis: 2AB, 2013.

FARIAS, P. L. Sobre o conceito de memória gráfica. Bitácora Urbano Territorial, v. 27, n. 4, p. 61-65, 2017. https://doi.org/10.15446/bitacora.v27n4esp.65744

FREIRE, P. S. Aumente a qualidade e a quantidade de suas publicações científicas: Manual para a elaboração de projetos e artigos científicos. Curitiba, PR: CRV, 2013.

HELLER, S. The education of a typographer. New York: Altworth Press, 2004.

HELLER, S.; ILIC, M. Stop, Think, Go, Do: How Typography and Graphic Design Influence Behavior. Beverly, MA, USA: Rockport, 2012.

KOCHHANN, R.; DAPPER, S. T. H. Design em transformação: uma análise do pensamento e da prática. In: CONGRESSO PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 13, 2018, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Blucher, 2019. p. 77-90.

LUPTON, E. Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2018.

MESEGUER, L. Escrita, caligrafia, desenho de letras e design de tipos. In: HENESTROSA, C.; MESEGUER, L.; SCAGLIONE, J. Como criar tipos: do esboço à tela. Brasília: Estereográfica, 2014.

ROCHA, C. Projeto Tipográfico: Análise e Produção de Fontes Digitais. São Paulo: Rosari, 2012.

SAMARA, T. Guia de tipografia. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SCAGLIONE, J. Processos e métodos. In: HENESTROSA, C.; MESEGUER, L.; SCAGLIONE, J. Como criar tipos: do esboço à tela. Brasília: Estereográfica, 2014.

STÖCKL, H. Typography: body and dress of a text – a signing mode between language and image. Visual Communication, v. 4, n. 2, p. 204-214, 2005. https://doi.org/10.1177/1470357205053403

UNGER, G. Theory of type design. Rotterdam, Países Baixos: Nai010, 2018.

VIRGINIO, R.; ALMEIDA, F. Do códice ao leitor digital: a reconfiguração do livro na cibercultura. In: NICOLAU, M. O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Ideia, 2014.

NICOLAU, M. O livro digital e suas múltiplas perspectivas. João Pessoa: Ideia, 2014.

Publicado

2023-08-31

Como Citar

WOLOSZYN, Maíra; GONÇALVES, Berenice Santos. Análise da produção acadêmica brasileira sobre tipografia: um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Diálogo com a Economia Criativa, Rio de Janeiro, v. 8, n. 23, p. 75–89, 2023. DOI: 10.22398/2525-2828.82375-89. Disponível em: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/448. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos