Análise da produção acadêmica brasileira sobre tipografia: um levantamento no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
DOI:
https://doi.org/10.22398/2525-2828.82375-89Palavras-chave:
Tipografia, Produção acadêmica, Análise bibliométricaResumo
A prática projetual do design é embasada por diferentes áreas do conhecimento, como a tipografia, que pode ser definida como a criação e utilização de símbolos ortográficos e paraortográficos. Os estudos relacionados à área podem assumir diferentes abordagens, tais como design com tipos, design de tipos, tipos vernaculares, histórico da área e resgate da memória gráfica e ensino da tipografia. Assim, o presente artigo objetivou mapear e analisar a produção acadêmica acerca da tipografia nas pesquisas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica a partir do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior a fim de visualizar padrões e o desenvolvimento da pesquisa em tipografia. Como resultado foi possível demarcar abordagens consolidadas, como o design com tipos e o resgate da memória gráfica, e indicar temas incipientes que podem apontar potenciais eixos de pesquisas inéditas e relevantes, como tipos vernaculares, design de tipos e ensino da tipografia.
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