Reflexões e análises dos modelos de negócio colaborativo do artesanato do município de Petrolina (PE) pelo viés do empreendedorismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.92540-57

Palavras-chave:

Artesanato, Empreendedorismo, Economia criativa

Resumo

Este artigo procura preencher a lacuna na literatura sobre empreendedorismo no artesanato emrelação às configurações de modelos de negócio. Seu objetivo é analisar os modelos de negóciocolaborativo do artesanato, formalizados em associações de artesãos existentes no município dePetrolina, Pernambuco, Brasil, considerando a gestão desses empreendimentos. Trata-se de umestudo de casos múltiplos com três unidades de análise. A metodologia engloba pesquisas decampo, exploratória e bibliográfica. A metodologia engloba pesquisas de campo, exploratória ebibliográfica. Foram entrevistados gestores e membros de associações de artesãos no período dedezembro de 2022 a janeiro de 2023. Os dados foram analisados à luz da ferramenta Canvas, quepode ser usada para analisar modelos de negócio existentes ou novos. A relevância deste trabalhodeve-se às contribuições teóricas que buscam aportar para o campo, ao ampliar os conhecimen-tos dos estudos e das práticas sobre os modelos de negócio do setor de artesanato, bem como àscontribuições de caráter social, focadas no desenvolvimento do empreendedorismo cultural comocanal gerador de fontes básicas de renda.

Referências

ARTESANATO DE PERNAMBUCO. Portal. Disponível em https://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt BR/artesanato-de-pernambuco. Acesso em: 5 maio 2023.

BRASIL. Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. Portaria nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018. Brasil, 2018.

BRITO, Maria Alice Leite de; SOUSA JUNIOR, Afonso Ferreira de; SANTO, Belchior Rodrigues dos; LOBATO, Pallomma Pouso. Análise de um arranjo produtivo local e suas contribuições para o desenvolvimento social e econômico local em uma comunidade de artesãos. Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social, v. 12, n. 1, p. 1-18, 2015.

BRITTO, Jorge Nogueira de Paiva. A regional perspective of the creative economy in Brazil. Revista de Economia Contemporânea, v. 20, n. 3, p. 458-491, 2016. https://doi.org/10.1590/198055272034

COSTA, Armando Dalla; SOUZA-SANTOS, Elson Rodrigo de. Economia criativa no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas. Economia & Tecnologia, v. 27, p. 151-159, 2011.

FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FIRJAN). Sistema Firjan Senai. Mapeamento da indústria criativa no Brasil. Rio de Janeiro: Firjan, 2022. Disponível em: https:// firjan.com.br/economiacriativa/downloads/MapeamentoIndustriaCriativa2022.pdf. Acesso em: 6 mar. 2023.

GONDIM, Raquel Viana. Plano de desenvolvimento econômico e social: Fortaleza 2040. Fortaleza, 2015. v. 1.

HOWKINS, John. The creative economy: how people make money from ideas. Londres: Penguin Books, 2007.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico. Rio de Janeiro:

IBGE, 2022. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/petrolina/panorama. Acesso em: 30 jul. 2023.

KELLER, Paulo Fernando. O artesão e a economia do artesanato na sociedade contemporânea. Revista de Ciências Sociais, n. 41, p. 323-347, 2014.

KIM, Chan W.; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2005.

OLIVEIRA, João Maria; ARAÚJO, Bruno Cesar de; SILVA, Leandro Valério. Panorama da economia criativa no Brasil. Ipea, 2013. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2026. Acesso em: 6 mar. 2023.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.

PETRINI, Maira; SCHERER, Patrícia; BACK, Léa. Modelo de negócios com impacto social. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 56, n. 2, p. 209-225, 2016. https://doi.org/10.1590/S0034-759020160207

PIROTTI, Tatiane Martins Cruz; BITENCOURT, Cláudia Cristina; WEGNER, Douglas. “Sozinhos não vamos vencer”: práticas colaborativas e ganhos coletivos em uma rede de empreendimentos da economia solidária. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. 3, p. 37-55, 2017. https://doi.org/10.24857/rgsa.v11i3.1375

PRATT, Andy C.; HUTTON, Thomas. A. Reconceptualising the relationship between the creative economy and the city: learning from the financial crisis. Cities, v. 33, p. 86-95, 2013. https://doi.org/10.1016/j.cities.2012.05.008

SANTOS-DUISENBERG, Edna dos. A economia criativa: uma opção de desenvolvimento viável? In: REIS, Ana Carla Fonseca (org.). Economia criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. p. 50-73.

SILVA, Ana Luiza Winther da; OLIVEIRA, Ana Paula de; CAMPOS, Emanuella de Ramalho; PEREIRA, Márcia Aparecida Ribeiro; SAMPAIO, Maria Clara de Freitas; SILVA, Elton Orris Marinho da. Desenvolvimento de um modelo de negócio: Loja Colaborativa. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Administração) – Etec Professor Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, 2023.

SILVA, Edja Santana da. Análise da percepção do modelo de economia colaborativa na Feira do Artesanato de Caruaru-PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.

TABOSA, Tibério César Macêdo; FERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro; PAIVA JR., Fernando Gomes. O fenômeno empreendedor coletivo e humanizado do artesanato de bonecas solidárias de Gravatá/PE no mercado doméstico. Revista de Negócios, v. 15, n. 3, p. 11-28, 2010. https://doi.org/10.7867/1980-4431.2010v15n3p11-28

Publicado

2024-06-11

Edição

Seção

Artigos