Consumo de música: um estudo de marketing geracional

Autores

  • Geovane Ferreira Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22398/2525-2828.1339-57

Resumo

Os recentes avanços tecnológicos proporcionaram grandes mudanças na indústria da música. Ao mesmo tempo em que o acesso a diferentes gêneros de música e artistas tornou-se mais rápido e fácil pela distribuição digital, a pirataria ainda representa uma grande ameaça ao setor. Neste cenário, o presente estudo investiga o consumo dos diversos formatos de distribuição de música, tais como CDs, DVDs, programas de streaming, entre outros, por consumidores das gerações X e Y.

Biografia do Autor

Geovane Ferreira Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Formado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Alessandra Baiocchi Antunes Corrêa

Professora de Marketing e Supervisora de Desenvolvimento Acadêmico no curso de graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora de Marketing para o Segmento da Cultura e Entretenimento para o MBA da mesma instituição. É mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio, com especialização em Marketing, e bacharel em Administração de Empresas pela mesma instituição. Possui MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC- RJ. Sócia-Diretora da A.C. Baiocchi Consultoria e Gestão Empresarial, especializada nas áreas de gestão de empresas familiares e abertura de empresas estrangeiras no Brasil.

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993); Mestre em
Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro (PUC-Rio, 1996) e Doutor em Letras, na área de estudos linguísticos, pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie (UPM-SP, 2010), tendo realizado estágio doutoral no Institut d Études Politiques de Paris (Sciences
Po, 2009/2010). Professor Adjunto do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica
do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio), onde leciona desde 1996. Professor dos Programas de Pós-Graduação e de
Graduação em Administração. Coordenador Acadêmico do MBA em Marketing da PUC-Rio. Pesquisador das
áreas de marketing, consumo & cultura, comunicação e comportamento do consumidor, com interesse na
aplicação do aparelho teórico-metodológico da Linguística e da Semiótica na abordagem dos fenômenos relacionados
a esses campos. Possui experiência de 14 anos como executivo de empresas brasileiras de grande
porte, em cargos gerenciais da área de marketing, comunicação (publicidade) e negócios.

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigos