Chamada de trabalhos para o v. 10 n. 29 (2025): Dossiê Memória gráfica

2024-10-21

Organizadoras: Mirella De Menezes Migliari (PPGECEI / ESPM Rio); Helena de Barros (PPDESDI / ESDI UERJ); Letícia Pedruzzi Fonseca ( LadHT / Design / UFES) 

Prazo de envio para artigos: 10/02/2025 

Previsão de publicação: Agosto 2025 

A Revista Diálogo com a Economia Criativa abre chamada de artigos para o v. 10 n. 29 (2025): Dossiê Memória gráfica, aproveitando o ensejo promovido pelas pesquisas e projetos no âmbito da memória gráfica na ESPM Rio, por iniciativa do grupo de pesquisa LEMBRAR - Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação vinculado ao Programa de Pós-graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI), bem como impulsionados pela graduação em Design gráfico desta instituição. A memória gráfica se apropria das lacunas não ocupadas pela história, para dar conta de materiais, linguagens e processos gráficos que permeiam o cotidiano da sociedade. Desta forma, entende-se que os estudos de memória gráfica se voltam para os impressos produzidos num determinado recorte de tempo e/ou território, muitas vezes de caráter descartável ou efêmero, por compreendê-los como representações instantâneas da cultura material vigente em determinado local ou extrato social. A partir da primeira década do presente século, as pesquisas no campo da memória gráfica no Brasil ganharam notoriedade e também legitimidade a partir da implementação de projetos e redes voltados ao tema. Tais esforços ganharam visibilidade e força ao longo do tempo, ao pensarem a história do design gráfico no Brasil – e na América Latina – por um viés decolonial que busca constituir outras narrativas e referências para além daquelas hegemônicas já tão disseminadas na literatura. Valadares propõe que “dentre as principais motivações do grupo de pesquisadores desse campo, está a afirmação de uma identidade para o design gráfico brasileiro através do inventário, análise e ações de preservação de artefatos gráficos” (Valadares, 2018, p.7). 

Diante da amplitude de abordagens sob a designação de memória gráfica, são sugeridos alguns tópicos para o desenvolvimento de trabalhos, a saber: 

  • Memória gráfica e cultura material 
  • Memória gráfica e história 
  • Memória gráfica e cultura da impressão 
  • Memória gráfica e cultura visual 
  • Memória gráfica, instituições e marcas 
  • Outros tópicos e relações cabíveis 

VALADARES, P. (org.). Memória Gráfica do Agreste. Recife: CEPE, 2018. 

Aceitamos artigos em: Português, Espanhol / Castellano e Inglês.