DOSSIÊ DESIGN COMO PRODUÇÃO SOCIAL - Prazo prorrogado 20/02/2024

2024-01-31

CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ DESIGN COMO PRODUÇÃO SOCIAL

Volume 9 Número 26: Design como produção social

Organizadoras: Fabiana Oliveira Heinrich (PPGD EBA-UFRJ), Joana Martins Contino (PPGECEI ESPM Rio).

Prazo para envio de artigos: 20/02/2024

Previsão de publicação: 08/2024

A Revista Diálogo com a Economia Criativa abre chamada de artigos para o Dossiê v.9 n. 26 – Design como produção social. Ao partirmos do entendimento de Design como produção social, postulamos que investigações sobre o que o campo produz devem ocorrer a partir da sua relação dialética com a sociedade. Isto é, que o Campo do Design é definido por valores sociais de determinado tempo e espaço históricos – contemporaneamente, o capitalismo tardio – e que também os define. Essa noção pressupõe, portanto, que o meio social interfere na produção, recepção e legitimação de bens produzidos pelo Campo do Design, o que ajuda a desvelar o modus operandi das práticas e crenças que o sustentam. A noção de Design como produção social entende ainda que uma análise interpretativa da realidade deve estar baseada não na parte, mas sim no todo, ou seja, no meio social a que o Campo pertence, nos movimentos ideológicos coletivos que o precedem, que o formam e que lutam politicamente entre si em busca de legitimação.

Este dossiê tem como propósito incentivar a reflexão crítica sobre os diversos aspectos das instâncias de produção, circulação e legitimação do Campo do Design e sua inserção na Economia Criativa.

Diante da grande variedade de temas e abordagens possíveis, sugerimos alguns tópicos para o desenvolvimento de artigos:

  1. Epistemologia do Design;
  2. História e Historiografia do Design;
  3. Design e Crítica;
  4. Design e Cultura Material;
  5. Design e Cultura Visual;
  6. Design e Trabalho;
  7. Design e Política;
  8. Design e Decolonialidade;
  9. Design, Inclusão e Diversidade;
  10. Design e Economia Criativa;
  11. Design, Inovação e Tecnologia;
  12. Design, Redes e Mídias Sociais;
  13. Questões contemporâneas do Design;
  14. Outros tópicos e relações possíveis.